🏛 /R/BRASILDOB - reddit: minorias, feministas, lgbtq, indígenas, negros, feminismo, trans, gays, maconheiros, trabalhadores
Ir al canal en Telegram
@reddit2telegram @r_channels reddit.com/r/BrasildoB Esquerda, marxismo, progressista, comunista, socialista, anarquismo, anarquia, izquierda, marxista, marxista-leninista, anarquista, comunismo, socialismo, libertários, ancap, liberal, anarco, memes
Mostrar más1 288
Suscriptores
+424 horas
+37 días
+2030 días
Carga de datos en curso...
Canales Similares
Nube de Etiquetas
Menciones Entrantes y Salientes
---
---
---
---
---
---
Atraer Suscriptores
junio '26
junio '26
+42
en 0 canales
mayo '26
+51
en 0 canales
Get PRO
abril '26
+43
en 0 canales
Get PRO
marzo '26
+63
en 0 canales
Get PRO
febrero '26
+22
en 0 canales
Get PRO
enero '26
+34
en 0 canales
Get PRO
diciembre '25
+28
en 0 canales
Get PRO
noviembre '25
+29
en 0 canales
Get PRO
octubre '25
+39
en 0 canales
Get PRO
septiembre '25
+58
en 0 canales
Get PRO
agosto '25
+56
en 0 canales
Get PRO
julio '25
+68
en 0 canales
Get PRO
junio '25
+62
en 2 canales
Get PRO
mayo '25
+50
en 1 canales
Get PRO
abril '25
+87
en 2 canales
Get PRO
marzo '25
+84
en 1 canales
Get PRO
febrero '25
+101
en 1 canales
Get PRO
enero '25
+100
en 1 canales
Get PRO
diciembre '24
+102
en 1 canales
Get PRO
noviembre '24
+146
en 1 canales
Get PRO
octubre '24
+180
en 1 canales
Get PRO
septiembre '24
+112
en 1 canales
Get PRO
agosto '24
+119
en 2 canales
Get PRO
julio '24
+330
en 2 canales
Get PRO
junio '240
en 2 canales
Get PRO
mayo '240
en 1 canales
Get PRO
abril '240
en 2 canales
Get PRO
marzo '240
en 1 canales
Get PRO
febrero '240
en 0 canales
Get PRO
enero '24
+82
en 0 canales
Get PRO
diciembre '23
+41
en 7 canales
Get PRO
noviembre '23
+23
en 4 canales
Get PRO
octubre '23
+255
en 4 canales
| Fecha | Crecimiento de Suscriptores | Menciones | Canales | |
| 23 junio | +2 | |||
| 22 junio | +5 | |||
| 21 junio | +1 | |||
| 20 junio | +1 | |||
| 19 junio | +1 | |||
| 18 junio | +2 | |||
| 17 junio | +1 | |||
| 16 junio | +3 | |||
| 15 junio | +1 | |||
| 14 junio | +2 | |||
| 13 junio | +1 | |||
| 12 junio | +2 | |||
| 11 junio | +1 | |||
| 10 junio | +2 | |||
| 09 junio | 0 | |||
| 08 junio | +3 | |||
| 07 junio | +2 | |||
| 06 junio | +3 | |||
| 05 junio | +1 | |||
| 04 junio | +1 | |||
| 03 junio | +2 | |||
| 02 junio | +2 | |||
| 01 junio | +3 |
Publicaciones del Canal
Erika Hilton acusa PSOL de privilegiar brancos na verba eleitoral
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2026/noticia/2026/06/23/erika-hilton-acusa-psol-de-descumprir-acordo-e-privilegiar-candidaturas-brancas-com-dinheiro.ghtml
https://redd.it/1udtg9b
@brasildob
| 2 | Sin texto... | 12 |
| 3 | A deputada federal Erika Hilton ( Erika Hilton ) acionou o Ministério Público Federal para pedir a proibição imediata da publicidade de apostas esportivas realizada por comentaristas durante transmissões.
https://redd.it/1udqw42
@brasildob | 12 |
| 4 | fonte de notícias confiáveis
galera, estava querendo começar a me informar sobre política, geopolítica, economia, cultura, ciência e afins, mas é difícil dms achar um jornal, alguma fonte que n seja mt sensacionalista, polarizada, etc. queria algo sério, o mais próximo da realidade possível q eu possa confiar
além disso, pra quem for recomendar, quais são os seus critérios pra confiar nessa fonte?
gosto de ler jornais, páginas de notícias, ouvir podcast, podem indicar mais de uma fonte pfvr
https://redd.it/1udmo4m
@brasildob | 11 |
| 5 | O sorriso de Monalisa de Jaques Wagner ou como Lula acertou o que não viu.
Um dos momentos mais esclarecedores sobre o Lula 3.0 foi o sorriso de Jaques Wagner ao chiste de Alcolumbre na votação do Messias. Vai perder por oito, disse o exultante presidente do senado. O parceiro não se conteve e riu, pois sabia que era verdade. Como no lindo quadro do pintor renascentista o sorriso continha felicidade, mistério, provocação e ambiguidade.
Recentemente Lula deu mais uma dica: "Eu nunca fui esquerdista" disse ele para bajular um decadente chanceler alemão. Não sabendo que estava sendo filmado deu vazão ao sincericídio. Gastou vela com defunto ruim. Nenhum líder da união europeia tem um futuro promissor nos próximos anos. Não sabia ele como este lapso explicaria de forma didática o porque o PT não é mais de esquerda. Que há anos não é de esquerda. E que não é admirável se as futuras gerações, com um afastamento histórico, talvez concluam que nunca foi.
Não sou um estudioso marxista. Mas uma coisa que eu aprendi, com a ajuda de camaradas mais versados que tiveram a generosidade de me explicar, é que a infraestrutura determina a superestrutura. Uma das maneiras que a burguesia executa isso é através do lobby e da corrupção. O Gilmarpalooza, o financiamento do Dark Horse, o jantar do dono da Havan com os desembargadores de Santa CataReich, as viagens do Ciro Nogueira, etc. Então uma pessoa de esquerda tem de ser radicalmente contra isso. O discurso da ética, de modo draconiano, tem de ser perseguido e cobrado dos líderes de esquerda.
Então os queridos petistas irão falar de lawfare e da lavajato. Que Lula foi perseguido. Que Moro era um agente da burguesia estadunidense para acabar com a indústria nacional. Concordo com isso. A própria burguesia concorda. O fim e defenestração da lavajato não foi um clarão de consciência da suprema corte. Mas um recuo estratégico da burguesia. Após cumprir com a função de tirar Lula da disputa, tinha de ser revertida. Como seria possível tornar crime um instrumento que a infraestrutura tem de controlar a superestrutura. Se um governante fosse preso por ter um amigo empresários que empresta sítio com pedalinho para ele, onde nós iríamos parar?
Lula nunca foi esquerdista. Sim, se fosse esquerdista sincero não teria este amigo. Se Jaques Wagner fosse esquerdista, não teria amigo para comprar apartamento. A praxis é o critério da verdade. E a praxis do PT é ter estas relações de compadrio com a burguesia. Haddad é figurinha carimbada nos eventos da Febraban. Jorge Messias, Camilo Santana foram no Gilmarpalooza. No jatinho de quem?
É sobre isso. O Master é a ponta do iceberg. Quantos Master nós temos na Febraban? Quantos políticos de esquerda, que hoje contemporizam com o combate ao centrão pegam carona em jatinho? Participam de festas? Recebem por palestras? Como do dia para a noite o cara tem amigos?
Ao dizer que nunca foi esquerdista Lula acertou o que não viu. Uma verdadeira aula de marxismo básico não intencional.
https://redd.it/1udk7iq
@brasildob | 13 |
| 6 | Imagens chocantes da escola de Minab, Irã, após o criminoso ataque americano/israelense.
https://reddit.com/link/1udjwsx/video/i7ibp3bot19h1/player
https://redd.it/1udjwsx
@brasildob | 14 |
| 7 | PF faz operação contra Digimais, banco de Edir Macedo; R$ 670 milhões são bloqueados
https://www.metropoles.com/colunas/mirelle-pinheiro/pf-faz-operacao-contra-banco-digimais-edir-macedo-e-alvo
https://redd.it/1udfeut
@brasildob | 18 |
| 8 | Presidente da CBF veta uniforme vermelho para goleiros do Brasil | Ge
https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2026/06/23/bastidores-presidente-da-cbf-veta-uniforme-vermelho-para-goleiros-do-brasil-contra-a-escocia.ghtml
https://redd.it/1udgc5u
@brasildob | 14 |
| 9 | Eduardo Bolsonaro manda “moer” direita que critica Tariflávio: “virgens de bordel”
https://redd.it/1udf22q
@brasildob | 16 |
| 10 | Vitória de De La Espriella será confirmada? Entenda as denúncias da esquerda | Rodamundo
https://www.youtube.com/live/Bm09z8uwb_E?si=RO1_H4ymQFPqwLO8
https://redd.it/1udcgoy
@brasildob | 17 |
| 11 | A namorada perfeita existe
https://redd.it/1ud56kw
@brasildob | 23 |
| 12 | Como vocês lidam com a desesperança?
Eu já considerava os bolsonaristas uma seita, mas agora os vejo mais envergonhados de suas opiniões como se o fervor inicial tivesse dado lugar a um constrangimento silencioso. No entanto, não me foge à memória que eles foram, por muito tempo, uma verdadeira máquina de promessas. Falavam que o messias deles criaria um projeto milagroso de país; quando confrontados com dados, diziam que eram falsos; quando perguntados sobre projetos específicos, desconversavam, dizendo que ate não sabiam, mas que o ministro x sabia muito e assim salvariam o pais
Na época, já percebia que aquilo tinha um fundo religioso, mas não so religioso, era também cheio de preconceito faziam questão de jogar comentários homofóbicos aqui e ali, como se a intolerância fizesse parte do pacote. Pensava que isso era um problema geracional, coisa de pessoas mais velhas ou conservadoras, ou seja ate em 2018 era otimista.
Mas ultimamente tenho observado algo que me preocupa ainda mais: novos canais de extrema-direita surgindo e crescendo defendendo o que tem de pior e claro tem o MBL crescendo entre os jovens com um discurso que é bem pior. Eles têm um livrinho bem fraquinho que carregam por aí, dizendo que "o livro tem todas as respostas". Se você questiona algo, mesmo que diga e aquele trecho contraditório, a resposta é: "É só ler o livro, lá, releia que tem todas as respostas". Têm também umas revistinhas no estilo Super Interessante, e falam que têm uma imensidão de projetos que são, na verdade, o partido com projetos. Tu só vai encontrar esse projeto pelo messias deles com o fim da CLT, o fim do FGTS, o fim do reajuste da aposentadoria, o fim dos programas sociais etc etc o mesmo discurso, mais dessa vez e como eles dizem disruptivo, sem dúvidas escravidão 2.0 e bem disruptiva.
Tenho amigos que adoram esses caras, e fico pensando: como é possível? Sei que não posso dizer que eles são so pessoas burras burros, É claro que e algo mais profundo seria teológico que me lembra diretamente da ideia de Walter Benjamin. O Capitalismo como Religião, diz que o capitalismo não é apenas influenciado pela religião, ele é uma religião. que o culto vem da "culpa" quanto da "dívida". No capitalismo, esses dois sentidos se fundem: não ter dinheiro ou não ganhar o suficiente é sentido como uma falha moral, como estar em dívida com o sistema. É exatamente isso que vejo nesses grupos. A adesão ao projeto não vem de um cálculo racional de benefícios, mas de uma fé cega que organiza a culpa, que transforma a precariedade em pecado pessoal, e que oferece um messias como única saída. O livro que "tem todas as respostas" funciona como um catecismo; o messias, como um sacerdote, a linguagem com os jargões sao uma forma de servidão, inconscientemente lutando contra os pecados vivendo da mesma promessa vazia de salvação, ha toda uma filosofia baseada na moral do sistema que vivemos no qual os beneficiam.
É por isso que acredito que não há muito o que fazer no campo da "conscientização", no sentido iluminista do termo. O que resta é, antes de tudo, aceitar que a sociedade é como é e que a razão não é para todos. Não estou dizendo que as pessoas são burras, estou dizendo que há algo inconsciente e poderoso demais em jogo, algo que escapa ao controle de qualquer argumentação e ate dos afetos, acho que aceitei que a sociedade e desse jeito e não tem como mudala e evitei criticar tambem os problemas da esqueda pq ta muito longo o textosão
https://redd.it/1ud403u
@brasildob | 19 |
| 13 | Zema diz que exigirá estudo só de homem no Bolsa Família porque mulher 'tem outras atribuições em casa'
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2026/06/zema-diz-que-exigira-estudo-so-de-homem-no-bolsa-familia-porque-mulher-tem-outras-atribuicoes-em-casa.shtml
https://redd.it/1ud0h5m
@brasildob | 19 |
| 14 | Como os marxistas rebatem o argumento liberal de que "o valor é subjetivo e depende da utilidade marginal"?
Bem, vejo esses argumento rolando a solta entre os liberais marginalistas na internet, e queria entender como os marxistas (sou marxista, mas ainda leigo em certas partes) em geral enxergam esse argumento e como rebatem ele?
Poderiam dissertar um pouco sobre o tema? Além disso, se houver algum livro/vídeo/artigo que possam recomendar sobre o tema, seria muito bom!
https://redd.it/1ucxvlm
@brasildob | 18 |
| 15 | Cansei do PT, estou indo para o UP
Basicamente é como no título, estou filiado ao PT, mas há muito tempo estou me sentindo muito esquerdista para estar nesse partido.
O estopim foi o Lula dizer que nunca foi esquerdista somado ao silêncio do PT perante o escândalo envolvendo o Jaques Wagner.
Na verdade, sempre fui contrariado com o Partido dos Trabalhadores pela postura pouco combativa. Lula nunca teve peito (após eleito) de colocar alguma reforma popular na mesa. Nunca fez a reforma agrária, deixou o Brasil se desindustrializar, nunca baixou a SELIC de forma decente, inclusive é hipócrita quanto a isso, já que esbravejava contra o Roberto Campos Neto, mas agora não fala um Piu do Galipolo! Hoje pagamos R$1 trilhão por ano só de juros!!!!
Sinceramente, nem sei o porquê fiquei tanto tempo nesse partido que nunca tratou as raízes dos males brasileiro.
https://redd.it/1ucy931
@brasildob | 22 |
| 16 | A esquerda deveria voltar a atuar na contracultura
Eu sei que, por ser neurodivergente e ter hiperfoco em cultura, eu posso soar meio chato com o assunto, porém gostaria de colocar um debate.
Eu venho do meio alternativo/post-punk, e muita da politização que eu tive veio de shows, festas, sebos e outros pontos desses movimentos culturais.
O problema é que, hoje, parte da esquerda, por uma visão economicista, principalmente partindo de uma visão pró-Rússia ou um alinhamento automático com a esquerda liberal dos EUA, parou de se investir nesses movimentos culturais mais rebeldes.
Só que o principal problema disso é que, se a esquerda abandona esse movimento majoritariamente formado por jovens neurodivergentes, de famílias disfuncionais, etc., alguém vai assumir. Daí surge MBL, Milei, redpill, channer, etc.
Concluindo: o fato dos excluídos mais jovens estarem indo para a direita não é por uma questão moral, mas porque a esquerda abandonou esse pessoal à própria sorte e alguém assumiu a situação.
E, falando como alguém indie/post-punk e de esquerda radical, enquanto não retomarmos o discurso da rebeldia enquanto algo de esquerda, e ainda mais, voltarmos a dialogar com essa turma, e isso inclui parar de ter postura moralista e fazer piada com autismo, a situação só vai piorar para o nosso lado.
https://redd.it/1ucty7d
@brasildob | 18 |
| 17 | Humberto Matos (MMT) versus Dinheiro em Marx | O CAPITAL DE MARX VID #8
https://www.youtube.com/watch?v=x7Q6IS35Scw&pp=ygUZb3JpZW50YcOnw6NvIG1hcnhpc3RhIG1tdA%3D%3D
https://redd.it/1ucm2ch
@brasildob | 16 |
| 18 | Essa gente merece tudo de ruim que eles mesmo causam a eles
https://redd.it/1ucpp7x
@brasildob | 16 |
| 19 | Dia de festa na quinta coluna
Leonardo Attuch, Renato Rovai, Kiko Nogueira et caterva comemorando muito desde ontem. Quase que a teoria de que é necessário compor com a cleptocracia neopentecostal de mercado, cai por terra. Mas 0.95% de diferença foi o suficiente para colocar de volta todos os espantalhos.
Está garantido empurrar garganta abaixo dos brasileiros que é necessário apoiar as coligações estaduais com figuras do porte de Jader Barbalho, Eunício Oliveira, Arthur Lira, Hugo Motta, etc. 4 anos mais de "não avança devido ao congresso conservador".
Hoje é de de publicar aquele editorial maroto que estava guardado a mais de um mês. Dia de postar aquele Xwitter "eu te disse" e pagar de gênio da política.
Dia de treva para os movimentos sociais e para o povo da Colômbia. Mas, foda-se. O importante é votar na frente ampla senão a extrema direita volta.
https://redd.it/1ucmu3p
@brasildob | 17 |
| 20 | O Brasil como último bastião da Esquerda latino-americana
https://redd.it/1ucn3mb
@brasildob | 19 |
¡Ya disponible! Investigación de Telegram 2025 — los principales insights del año 
