🏛 /R/BRASILDOB - reddit: minorias, feministas, lgbtq, indígenas, negros, feminismo, trans, gays, maconheiros, trabalhadores
Ir al canal en Telegram
@reddit2telegram @r_channels reddit.com/r/BrasildoB Esquerda, marxismo, progressista, comunista, socialista, anarquismo, anarquia, izquierda, marxista, marxista-leninista, anarquista, comunismo, socialismo, libertários, ancap, liberal, anarco, memes
Mostrar más1 286
Suscriptores
Sin datos24 horas
-17 días
+2030 días
Carga de datos en curso...
Canales Similares
Nube de Etiquetas
Menciones Entrantes y Salientes
---
---
---
---
---
---
Atraer Suscriptores
junio '26
junio '26
+40
en 0 canales
mayo '26
+51
en 0 canales
Get PRO
abril '26
+43
en 0 canales
Get PRO
marzo '26
+63
en 0 canales
Get PRO
febrero '26
+22
en 0 canales
Get PRO
enero '26
+34
en 0 canales
Get PRO
diciembre '25
+28
en 0 canales
Get PRO
noviembre '25
+29
en 0 canales
Get PRO
octubre '25
+39
en 0 canales
Get PRO
septiembre '25
+58
en 0 canales
Get PRO
agosto '25
+56
en 0 canales
Get PRO
julio '25
+68
en 0 canales
Get PRO
junio '25
+62
en 2 canales
Get PRO
mayo '25
+50
en 1 canales
Get PRO
abril '25
+87
en 2 canales
Get PRO
marzo '25
+84
en 1 canales
Get PRO
febrero '25
+101
en 1 canales
Get PRO
enero '25
+100
en 1 canales
Get PRO
diciembre '24
+102
en 1 canales
Get PRO
noviembre '24
+146
en 1 canales
Get PRO
octubre '24
+180
en 1 canales
Get PRO
septiembre '24
+112
en 1 canales
Get PRO
agosto '24
+119
en 2 canales
Get PRO
julio '24
+330
en 2 canales
Get PRO
junio '240
en 2 canales
Get PRO
mayo '240
en 1 canales
Get PRO
abril '240
en 2 canales
Get PRO
marzo '240
en 1 canales
Get PRO
febrero '240
en 0 canales
Get PRO
enero '24
+82
en 0 canales
Get PRO
diciembre '23
+41
en 7 canales
Get PRO
noviembre '23
+23
en 4 canales
Get PRO
octubre '23
+255
en 4 canales
| Fecha | Crecimiento de Suscriptores | Menciones | Canales | |
| 23 junio | 0 | |||
| 22 junio | +5 | |||
| 21 junio | +1 | |||
| 20 junio | +1 | |||
| 19 junio | +1 | |||
| 18 junio | +2 | |||
| 17 junio | +1 | |||
| 16 junio | +3 | |||
| 15 junio | +1 | |||
| 14 junio | +2 | |||
| 13 junio | +1 | |||
| 12 junio | +2 | |||
| 11 junio | +1 | |||
| 10 junio | +2 | |||
| 09 junio | 0 | |||
| 08 junio | +3 | |||
| 07 junio | +2 | |||
| 06 junio | +3 | |||
| 05 junio | +1 | |||
| 04 junio | +1 | |||
| 03 junio | +2 | |||
| 02 junio | +2 | |||
| 01 junio | +3 |
Publicaciones del Canal
Zema diz que exigirá estudo só de homem no Bolsa Família porque mulher 'tem outras atribuições em casa'
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2026/06/zema-diz-que-exigira-estudo-so-de-homem-no-bolsa-familia-porque-mulher-tem-outras-atribuicoes-em-casa.shtml
https://redd.it/1ud0h5m
@brasildob
| 2 | Como os marxistas rebatem o argumento liberal de que "o valor é subjetivo e depende da utilidade marginal"?
Bem, vejo esses argumento rolando a solta entre os liberais marginalistas na internet, e queria entender como os marxistas (sou marxista, mas ainda leigo em certas partes) em geral enxergam esse argumento e como rebatem ele?
Poderiam dissertar um pouco sobre o tema? Além disso, se houver algum livro/vídeo/artigo que possam recomendar sobre o tema, seria muito bom!
https://redd.it/1ucxvlm
@brasildob | 6 |
| 3 | Cansei do PT, estou indo para o UP
Basicamente é como no título, estou filiado ao PT, mas há muito tempo estou me sentindo muito esquerdista para estar nesse partido.
O estopim foi o Lula dizer que nunca foi esquerdista somado ao silêncio do PT perante o escândalo envolvendo o Jaques Wagner.
Na verdade, sempre fui contrariado com o Partido dos Trabalhadores pela postura pouco combativa. Lula nunca teve peito (após eleito) de colocar alguma reforma popular na mesa. Nunca fez a reforma agrária, deixou o Brasil se desindustrializar, nunca baixou a SELIC de forma decente, inclusive é hipócrita quanto a isso, já que esbravejava contra o Roberto Campos Neto, mas agora não fala um Piu do Galipolo! Hoje pagamos R$1 trilhão por ano só de juros!!!!
Sinceramente, nem sei o porquê fiquei tanto tempo nesse partido que nunca tratou as raízes dos males brasileiro.
https://redd.it/1ucy931
@brasildob | 11 |
| 4 | A esquerda deveria voltar a atuar na contracultura
Eu sei que, por ser neurodivergente e ter hiperfoco em cultura, eu posso soar meio chato com o assunto, porém gostaria de colocar um debate.
Eu venho do meio alternativo/post-punk, e muita da politização que eu tive veio de shows, festas, sebos e outros pontos desses movimentos culturais.
O problema é que, hoje, parte da esquerda, por uma visão economicista, principalmente partindo de uma visão pró-Rússia ou um alinhamento automático com a esquerda liberal dos EUA, parou de se investir nesses movimentos culturais mais rebeldes.
Só que o principal problema disso é que, se a esquerda abandona esse movimento majoritariamente formado por jovens neurodivergentes, de famílias disfuncionais, etc., alguém vai assumir. Daí surge MBL, Milei, redpill, channer, etc.
Concluindo: o fato dos excluídos mais jovens estarem indo para a direita não é por uma questão moral, mas porque a esquerda abandonou esse pessoal à própria sorte e alguém assumiu a situação.
E, falando como alguém indie/post-punk e de esquerda radical, enquanto não retomarmos o discurso da rebeldia enquanto algo de esquerda, e ainda mais, voltarmos a dialogar com essa turma, e isso inclui parar de ter postura moralista e fazer piada com autismo, a situação só vai piorar para o nosso lado.
https://redd.it/1ucty7d
@brasildob | 16 |
| 5 | Humberto Matos (MMT) versus Dinheiro em Marx | O CAPITAL DE MARX VID #8
https://www.youtube.com/watch?v=x7Q6IS35Scw&pp=ygUZb3JpZW50YcOnw6NvIG1hcnhpc3RhIG1tdA%3D%3D
https://redd.it/1ucm2ch
@brasildob | 13 |
| 6 | Essa gente merece tudo de ruim que eles mesmo causam a eles
https://redd.it/1ucpp7x
@brasildob | 15 |
| 7 | Dia de festa na quinta coluna
Leonardo Attuch, Renato Rovai, Kiko Nogueira et caterva comemorando muito desde ontem. Quase que a teoria de que é necessário compor com a cleptocracia neopentecostal de mercado, cai por terra. Mas 0.95% de diferença foi o suficiente para colocar de volta todos os espantalhos.
Está garantido empurrar garganta abaixo dos brasileiros que é necessário apoiar as coligações estaduais com figuras do porte de Jader Barbalho, Eunício Oliveira, Arthur Lira, Hugo Motta, etc. 4 anos mais de "não avança devido ao congresso conservador".
Hoje é de de publicar aquele editorial maroto que estava guardado a mais de um mês. Dia de postar aquele Xwitter "eu te disse" e pagar de gênio da política.
Dia de treva para os movimentos sociais e para o povo da Colômbia. Mas, foda-se. O importante é votar na frente ampla senão a extrema direita volta.
https://redd.it/1ucmu3p
@brasildob | 16 |
| 8 | O Brasil como último bastião da Esquerda latino-americana
https://redd.it/1ucn3mb
@brasildob | 16 |
| 9 | O ypê voltou, mas eu queria que os alienados continuassem tomando ele
https://redd.it/1ucktd9
@brasildob | 16 |
| 10 | Quando A Morte Não É Assustadora (1987) - Partido Internacional Comunista
https://www.international-communist-party.org/English/Texts/Communis/87WhenDeathNotScary.htm
https://redd.it/1ucjxdv
@brasildob | 17 |
| 11 | Sin texto... | 17 |
| 12 | Sin texto... | 17 |
| 13 | Eu acho que a ascensão da China irá tornar os outros estados fascistas
https://redd.it/1uciel9
@brasildob | 13 |
| 14 | Amazon consumiu 273,3 milhões de litros de água em 2025 no Brasil, mas defende que economiza mais que os concorrentes
https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2026/06/18/amazon-consumiu-2733-milhoes-de-litros-de-agua-em-2025-no-brasil-mas-defende-que-economiza-mais-que-os-concorrentes.ghtml
https://redd.it/1ucgi5z
@brasildob | 16 |
| 15 | Cansado da política vira-lata da esquerda brasileira
Eu não aguento mais ficar vendo essa viralatagem em favor da China por parte da esquerda. Não estou nem falando sobre o mérito de ser ou não ser socialista, mas vamos falar a verdade: não tem nada de atuação socialista na China no Brasil. São apenas parcerias comerciais comuns que são louvadas pois o nosso país ainda tem o mínimo de poder de negociação e existe um incentivo em sabotar o monopólio estadounidense. Uma competição capitalista comum com tons ideológicos.
Tem tantos elementos que me deixam puto que eu poderia escrever uma dissertação, mas acho que o evento mais importante na minha visão sobre esse assunto foi ver as passadas de pano pra BYD depois que ela foi pega utilizando trabalho escravo. O SILÊNCIO sobre as reprisálias contra os responsáveis por colocá-la na "lista negra" do governo.
Esses dias, vi gente por aqui brincando que gostaria de trabalhar como espião, mas sinto que existe uma verdade por trás da irônia. Não vejo diferença nenhuma entre um passa-pano da CIA e alguém assim, ambos estão traindo o princípio comunista básico de oposição internacional a classe burguesa. Para todos os efeitos, existe uma classe burguesa chinesa fora da China que representa seu capital internacional, mesmo que eles sejam controlados dentro do próprio país. Acho simplesmente impossível fazer política séria com esse deslumbramento orientalista dos êxitos das "sociedades distantes", com a única diferença sendo o fato de que uns orientalistas amam Pequim e outros amam Tóquio. Por favor, acordem pra vida!
https://redd.it/1uc4v49
@brasildob | 20 |
| 16 | Alcolumbre e a burguesia tentam atrasar o fim da 6x1 | Noite Brasil
https://youtu.be/QtnehX6-Xyo
https://redd.it/1ubye19
@brasildob | 28 |
| 17 | Cuba aprova maior abertura da economia em quase 70 anos
https://www.brasildefato.com.br/2026/06/19/mudancas-economicas-em-cuba-redefinem-o-papel-do-estado-e-ampliam-o-espaco-para-o-setor-privado/
https://redd.it/1ubx245
@brasildob | 20 |
| 18 | Direita x esquerda: Colômbia volta às urnas em 2º turno
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/21/colombia-volta-as-urnas-para-2o-turno-com-queda-de-braco-entre-candidato-de-petro-e-outsider-apoiado-por-trump.ghtml
https://redd.it/1ubue8h
@brasildob | 18 |
| 19 | Presidente da Bolívia decreta estado de exceção após 6 semanas de protestos
https://www.cartacapital.com.br/mundo/presidente-da-bolivia-decreta-estado-de-excecao-apos-6-semanas-de-protestos/
https://redd.it/1ubstpq
@brasildob | 20 |
| 20 | Sobre educação e a superação do capitalismo.
Saudações a todos. Eu gostaria de trazer um pensamento meu e ler o que as outras pessoas aqui do grupo pensam.
​
​
E antes que me acusem, não sou de direita, sou de esquerda radical como muitos aqui. Não sou filiado a partido e não milito.
​
​
Percebo muito entre nós, da esquerda radical, uma necessidade de estudar o comunismo, história, geografia. Temos grandes produtores de conteúdo como João Carvalho, Ian Neves, Jones Manoel, Carolline Sardá que se dedicam a árdua tarefa de ensinar.
Aqui todo dia alguém pede indicação de livros para entender um ou outro assunto dentro do comunismo.
​
​
O que eu quero discutir é como vamos superar o capitalismo com todo esse estudo. Como estudar servirá para tomar os meios de produção dos grandes burgueses, de como se defender do braço armado do Estado burguês.
E não estou sendo cínico, é que eu realmente quero entender para onde iremos caminhar e como vamos transformar toda nossa erudição em uma revolução tangível.
https://redd.it/1ubpmnd
@brasildob | 20 |
¡Ya disponible! Investigación de Telegram 2025 — los principales insights del año 
