Contrapoder
Open in Telegram
Seja bem-vindo e bem-vinda ao Canal do Contrapoder! Somos uma ferramenta político-programática que visa auxiliar na criação de um programa socialista para os trabalhadores brasileiros. À luta!
Show more1 012
Subscribers
No data24 hours
-47 days
-930 days
Posts Archive
1 013
Importante entrevista feita pelo ANDES-SN com o professor Claudio Rezende, UFRJ.
"Ou seja, nada garante que essa crise pandêmica vai reforçar o caráter público, eu diria inclusive que o espaço público está em profunda ameaça. As pessoas podem começar a ter fobia de espaço público, dependendo do tempo que tivermos que ficar em quarentena. As pessoas acham que o povo vai querer voltar às praças, ocupar tudo, mas pode gerar um movimento contrário, de uma repulsa. Esse vírus é muito neoliberal nesse aspecto, ninguém pode se encontrar com ninguém, se tocar, é um comportamento individual, a luta contra ele obviamente é uma luta socialista. Agora, para que essa luta se torne uma força, tem que ter uma intervenção forte dos movimentos de esquerda, porque, senão, eu diria que a tendência normal do que está sendo conduzido vai ser um contragolpe muito forte a essa linha pública de investimento."
https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/entrevista-impacto-da-covid-19-nas-populacoes-perifericas1
1 013
O PT ainda não entendeu que, para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, é necessário retirar Bolsonaro do governo. Continuam a jogar o “Fora Bolsonaro” para o futuro. Antes, diziam que o ex-capitão deveria ser derrotado nas eleições de 2022. Agora, que só pode ser expulso do governo após o fim da pandemia. Até quando vão insistir em posar como “responsáveis” para as classes dominantes, deixando de lado os interesses históricos e imediatos da classe trabalhadora e da juventude?
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/04/pt-decide-nao-aderir-ao-fora-bolsonaro-em-meio-a-pandemia-do-coronavirus.shtml
1 013
As imagens abaixo, compiladas pelo the atlantic são um forte retrato das mortes pelo Covid-19 no mundo.
As fotos são carregadas de dor. Um sofrimento cru que representa um pouco sobre esses quase 95 mil mortos pelo novo coronavírus no mundo.
Certamente mudaremos muita coisa após esse desastre. Precisamos mudar.
https://www.theatlantic.com/photo/2020/04/coronavirus-unimaginable-toll-photos/609652/
1 013
Os moradores de favelas continuam a ser ignorados pelos governantes, mesmo por aqueles que dizem priorizar o enfrentamento ao novo coronavírus. Como viabilizar o isolamento social dessa população sem garantir renda e melhores condições de moradia (no lugar de casas superlotadas e por vezes sem saneamento básico)? Resultado: o vírus já está circulando com velocidade nessas comunidades, causando mortes. É uma tragédia anunciada, que releva como a pandemia vai afetar principalmente os mais pobres.
https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-03-28/sem-acoes-especificas-86-dos-moradores-de-favelas-vao-passar-fome-por-causa-do-coronavirus.html
1 013
Luana Alves, psicóloga de Saúde Coletiva e coordenadora da Rede Emancipa, e Míriam Debieux, professora da Faculdade de Psicologia da USP, fizeram um ao vivo conosco, no dia 07 de abril, falando sobre o impacto da crise e do isolamento sobre o nosso bem estar psíquico.
https://youtu.be/I4pUNiM93dY
1 013
Conheça a história por trás da crise da "água da CEDAE"! Indicação política, demissão do corpo técnico e negligência com protocolo de décadas estão entre os capítulos.
Enquanto uma mão lava a outra nos bastidores da política do Rio de Janeiro, toda a população é feita de refém.
Diga #NãoÀPrivatização! Por #AguaBoaParaTodos 💧
1 013
Pesquisa da UFRJ aponta que o número de profissionais de saúde contaminados pelo novo coronavírus no Rio de Janeiro está num patamar superior à Itália e à Espanha. Isso por conta da falta de Equipamentos de Proteção Individual, que deveriam estar senso garantidos pelos governos. Tudo indica que tal situação tem se repetido em todo o país. A falta de planejamento dos governantes está colocando em risco a vida daqueles que estão na linha de frente do enfrentamento ao Covid 19.
https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/coronavirus-atinge-ate-25-dos-profissionais-de-saude-no-rio-1-24357939?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria
1 013
A taxa de informalidade no Brasil é de 46%. Até Organização Internacional do Trabalho alerta que o país, juntamente com a Índia e a Nigéria, será um dos mais afetados com a pandemia por conta das condições de informalidade do trabalho. Com isto, é urgente a efetivação de uma proteção social que garanta o sustento das famílias. Isto expõe o quanto injusta e desigual é a estrutura econômica na periferia do capitalismo.
O auxilio emergencial de 600 reais em três parcelas oferecido pelo Governo Bolsonaro não é suficiente para o tamanho das necessidades e do contingente de trabalhadores precarizados. Para a pessoa receber o auxílio tem que estar cadastrada no Cadastro Único, ser informal ou autônoma ou beneficiária do Bolsa Família; e, ainda, se enquadrar como baixa renda, não podendo ultrapassar um salário mínimo por pessoa ou três salários por família. O acesso é pela Internet mas não há garantia de quem necessita conseguirá acessar.
O Brasil não pode cortar salários dos trabalhadores, como vem sendo tentado em setores públicos e privados. Para uma distribuição de renda adequada às necessidades dos trabalhadores é fundamental o não pagamento da dívida. A Argentina já suspendeu o pagamento da dívida neste ano. Os recursos públicos devem ser destinados às necessidades da população que neste momento de pandemia se agravam. A vida acima da dívida!
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/04/07/trabalhadores-informais-no-brasil-estarao-entre-os-mais-afetados-no-mundo.htm
Leia também:
UOL: Coronavírus gera a 'mais grave crise' no emprego desde a 2ª Guerra Mundial - https://bit.ly/3bWZfkH
Valor: OIT: Crise do coronavírus provoca “perdas devastadoras” em empregos no mundo - https://glo.bo/2JJP8Up
ONU: OIT: COVID-19 causa perdas devastadoras de empregos e horas de trabalho no mundo - https://bit.ly/2V9woTB
1 013
Programa da CSP-Conlutas de combate ao coronavírus
#CORONAVÍRUS Campanha organizada pela CSP Conlutas com propostas de combate ao Covid-19 e proteção à vida e salários dos trabalhadores e trabalhadoras.
1 013
#MULHERES | Confira o vídeo na íntegra do debate "A situação das mulheres na crise econômica e o coronavírus" que foi transmitido pelo Contrapoder no dia 03/04 com Mercedes Trimarchi, Bárbara Sinedino e Natália Granato.
https://www.youtube.com/watch?v=idk3wkdxUro&feature=youtu.be
1 013
Ao Vivo
Debate sobre a situação das mulheres na crise econômica e o coronavírus. Com Mercedes Trimarchi, deputada da FIT-U na Argentina e dirigente do Isadora - Mulheres em Luta e Bárbara Sinedino, dirigente do SEPE RJ e militante do Combate.
https://www.facebook.com/2502440036447205/videos/541122449941122/
1 013
#DívidaPublica Assine à petição eletrônica organizada pela Auditoria Cidadã da Dívida que exige a suspensão do pagamento da dívida e sua auditoria.
Assine a Petição
https://auditoriacidada.org.br/conteudo/assine-a-peticao-auditoria-e-suspensao-da-divida-publica-para-destinar-recursos-a-calamidade-do-coronavirus
1 013
#Curso Racismo Estrutural e Capitalismo
Partindo do entendimento do racismo como determinante estrutural do capitalismo, partiremos da colonização das Américas e do tráfico negreiro para entender como o racismo, como parte da estrutura desse sistema de dominação mundial, transforma e é transformado pelas relações sociais de produção até os dias atuais.
O curso será dividido em 8 aulas, nas terças de abril e maio de 2020.
Informações e inscrição no link abaixo:
https://contrapoder.net/c…/racismo-estrutural-e-capitalismo/
1 013
MP da Escravidão
A Medida Provisória enviada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional deixa os trabalhadores ao deus-dará. As empresas ganham a possibilidade de fazer cortes de jornada e salário de até 100%, bem com suspensão de contratos de trabalho sem nenhum ônus financeiro. Os trabalhadores pagam o pato. Teriam seus salários reduzidos ou receberiam uma renda do governo na forma de seguro desemprego. É uma maneira covarde de socialização dos prejuízos. As empresas não precisam arcar com suas responsabilidades legais. O Tesouro Nacional paga a conta. Os trabalhadores passam fome. Terão de enfrentar as agruras da quarentena com arrocho de sua renda e sem nenhuma garantia real de que preservarão o emprego depois que a epidemia passar.
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/04/governo-vai-autorizar-corte-de-salario-e-jornada-em-ate-100.shtml?utm_campaign=a_nexo&utm_source=newsletter
Available now! Telegram Research 2025 — the year's key insights 
