en
Feedback
Contrapoder

Contrapoder

Open in Telegram

Seja bem-vindo e bem-vinda ao Canal do Contrapoder! Somos uma ferramenta político-programática que visa auxiliar na criação de um programa socialista para os trabalhadores brasileiros. À luta!

Show more
1 012
Subscribers
No data24 hours
-47 days
-930 days
Posts Archive
O #tbt de hoje é sobre a independência de Moçambique. No dia 25 se junho de 1975 o povo moçambicano conquistou sua liberdade do domínio português através de uma longa guerra, 11 anos. Foram séculos de domínio, exploração e saques. Samora Machel liderou um exército muito menor e por uma soma na conjuntura conseguiu, com seu povo, se livrar das correntes da dominação estrangeira. Gostaríamos de falar muito mais sobre esse processo, mas a história de todo o continente africano é, até hoje, jogada em segundo plano. Viva a libertação dos povos oprimidos. Viva a luta dos povos africanos. Viva Moçambique! #Contrapoder #Moçambique #25dejunho #samoramachel #Africa

Dia 25 de junho, dia do imigrante! Ninguém é ilegal. Por um mundo sem fronteiras!

photo content

Declare apoio ao breque dos Apps. Twibbon: https://bit.ly/2Yvqu1M Facebook: https://bit.ly/2VmDOUq #ApoioBrequeDosApps

O projeto 4162 foi aprovado em dezembro na Câmara dos Deputados e hoje será votado no Senado Hoje 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e 104 milhões não têm serviço de tratamento de esgoto, porém a intenção por trás do PL passa longe da preocupação de zerar esses numeros. A verdade é que seu interesse é prestar contas aos grandes grupos privados, como BRK Ambiental (controlada pelo fundo canadense BROOKFIELD), Iguá e Aegea, controladas por vários fundos especulativos. Por trás da manobra da ABCON está o Banco Mundial, organizador da Water Resources Group, ou seja, a WRG 2030. Na prática é a aprovação de um monopólio privado para a água e esgoto no Brasil. É a água como um produto, é a mercantilização da vida. Essa mercantilização vai reduzir o acesso à água e ao serviço de esgotamento, pois esse projeto também extingue o subsidio cruzado, que é um tipo de mecanismo democrático que permite partilhar o acesso às riquezas, em um esquema em que os municípios com maior arrecadação subsidiam os com menor arrecadação. Privatizar não é a solução. No mundo inteiro há inúmeros exemplos de reestatização do serviço de saneamento. Manaus, após 20 anos de privatização, tem uma cobertura de coleta de esgoto de apenas 12,5% (destes, apenas 30% são tratados) e mais de 600 mil pessoas não têm acesso à água. O ranking de 2020 do Instituto Trata Brasil coloca o município de Manaus – 6° maior município brasileiro – em 96º lugar entre os 100 maiores municípios acima de 500 mil habitantes - portanto, entre os 5 piores do Brasil. Garantir o acesso ao saneamento a todos os brasileiros não pode ser submetido a interesses de grupos privados, que colocam à frente da vida o lucro. É preciso que Estados e Municípios tenham sua operação pública garantida. É preciso dar de fato a poder de decisão através dos conselhos, porém com conselhos que de fato estejam representando a sociedade civil.

photo content

#Afinado16: Lourdes Barreto: Puta e com orgulho! No Afinado, Fernando de Oliveira conversa com Lourdes Barreto, militante histórica do movimento de prostitutas. Eles falaram sobre a situação de quem trabalha com o sexo durante a maior crise sanitária da história recente, tendo de lidar com a falta de amparo governamental e a estigmação junto à própria esquerda. Lourdes contou ainda sua história e como é ser prostituta, militante, mãe, avó e bisavó. Ouça aqui: Site: https://bit.ly/a16spotify Soundcloud: https://bit.ly/a16soundcloud Spotify: https://bit.ly/a16spotify Deezer: https://bit.ly/a16deezer

#Editorial: As ameças de Bolsonaro vão se mostrando vazias, são simples blefes autoritários. Seu castelo que parecia sólido está ruindo. Como diria Marx: "Tudo que é sólido desmancha no ar". Bolsonaro começa a cair. #ForaBolsonaro https://contrapoder.net/editorial/o-comeco-do-fim/

photo content

photo content

photo content

photo content

photo content

Fotos do ato contra o racismo, contra o fascismo e #ForaBolsonaro de ontem em Porto Alegre. Agora é concentrar as forças as na construção da greve dos entregadores de aplicativo que acontecerá no dia 1 de julho! Fotos de: @favero.marco

Boa tarde! Entrevistamos o economista, mestre em estudos latino-americanos pela UNAM, Diógenes Moura Breda sobre o manifesto e a reforma de Córdoba de 21 de junho de 1918. O evento, que é um dos mais importantes da história da universidade latino-americana, impulsionou um imensos processos de mudanças no ensino superior e inspirou inúmeros intelectuais e militantes de Nuestra América. 🎥 Veja a entrevista completa aqui: https://youtu.be/tRnbEFYyhLU 📕 Disponibilizamos o Manifesto de 21 de junho de 2018 aqui: https://bit.ly/m21junho

photo content

Em 19 de Junho de 1957 nasceu Subcomandante Marcos. Das diversas questões sobre o Subcomandante, a maior expressão de seu pensamento e política é o manifesto Zapatista que segue abaixo. Viva a luta da libertação dos povos. Viva a luta dos povos originários Viva a luta contra o imperialismo e os maus governos. "Reforma, Libertad, Justicia y Ley. El General en Jefe del Ejército Libertador del Sur Emiliano Zapata. (Manifiesto zapatista en náhuatl). Al pueblo de México: A los pueblos y gobiernos del mundo: Hermanos: No morirá la flor de la palabra. Podrá morir el rostro oculto de quien la nombra hoy, pero la palabra que vino desde el fondo de la historia y de la tierra ya no podrá ser arrancada por la soberbia del poder. Nosotros nacimos de la noche. En ella vivimos. Moriremos en ella. Pero la luz será mañana para los más, para todos aquellos que hoy lloran la noche, para quienes se niega el día, para quienes es regalo la muerte, para quienes está prohibida la vida. Para todos la luz. Para todos todo. Para nosotros el dolor y la angustia, para nosotros la alegre rebeldía, para nosotros el futuro negado, para nosotros la dignidad insurrecta. Para nosotros nada. Nuestra lucha es por hacernos escuchar, y el mal gobierno grita soberbia y tapa con cañones sus oídos. Nuestra lucha es por el hambre, y el mal gobierno regala plomo y papel a los estómagos de nuestros hijos. Nuestra lucha es por un techo digno, y el mal gobierno destruye nuestra casa y nuestra historia. Nuestra lucha es por el saber, y el mal gobierno reparte ignorancia y desprecio. Nuestra lucha es por la tierra, y el mal gobierno ofrece cementerios. Nuestra lucha es por un trabajo justo y digno, y el mal gobierno compra y vende cuerpos y vergüenzas. Nuestra lucha es por la vida, y el mal gobierno oferta muerte como futuro. Nuestra lucha es por el respeto a nuestro derecho a gobernar y gobernarnos, y el mal gobierno impone a los más la ley de los menos. Nuestra lucha es por la libertad para el pensamiento y el caminar, y el mal gobierno pone cárceles y tumbas. Nuestra lucha es por la justicia, y el mal gobierno se llena de criminales y asesinos. Nuestra lucha es por la historia, y el mal gobierno propone olvido. Nuestra lucha es por la Patria, y el mal gobierno sueña con la bandera y la lengua extranjeras. Nuestra lucha es por la paz, y el mal gobierno anuncia guerra y destrucción. Techo, tierra, trabajo, pan, salud, educación, independencia, democracia, libertad, justicia y paz. Estas fueron nuestras banderas en la madrugada de 1994. Estas fueron nuestras demandas en la larga noche de los 500 años. Estas son, hoy, nuestras exigencias." O manifesto completo está aqui: https://bit.ly/37RP3t2

photo content

Nosso #TBT de hoje é sobre a luta pelo transporte público anos antes de 2013. Em 2003 surgiu um movimento espontâneo majoritariamente estudantil chamado Revolta do Buzu. Parou a cidade por 20 dias e foi um dos embriões do movimento passe livre, que se consolidou como um movimento nacional em 2005 no fórum social mundial. #PasseLivre #MPL #Contrapoder #TransportePúblico #PovoNaRua #Salvador #RevoltadoBuzu #RevoltadaCatraca #2003 📷 Marcelo de Trói.

#Afinado15: Vítor Lopes: Rejeitados por ambos os mundos Como é ser refugiado e LGBT? Enfrentar o racismo e a xenofobia do Ocidente e a homofobia da própria comunidade? O Afinado desta semana traz Vítor Lopes, doutorando em Antropologia Social na Universidade de Sussex, na Inglaterra, que nos conta sobre múltipla discriminação vivida por essas comunidades. Ouça aqui: Site: https://bit.ly/a15site Deezer: https://bit.ly/a15deezer Spotify: https://bit.ly/a15spotify Soundclound: https://bit.ly/a15soundclound