Jornada Intelectual
الذهاب إلى القناة على Telegram
As ideias têm consequências https://jornadaintelectual.substack.com
إظهار المزيد1 724
المشتركون
-324 ساعات
-57 أيام
-2430 أيام
أرشيف المشاركات
1 723
Não sinto mais vontade de produzir trabalhos “intelectuais” na internet por sentir que tudo isso pra mim foi tudo uma grande empulhação e perda de tempo de anos da minha vida.
O fato é que chego aos 30 anos sem ter construído nada porque foquei em abstrações filosóficas, na política, nos problemas da Igreja, na internet, e nada prático.
Arrumei um emprego, não é nada demais, é num supermercado.
Daqui pra frente quero trabalhar e estudar pra concursos.
Quero construir minha vida.
Nada na internet vale a pena, se não me trouxer retorno financeiro.
Nada vai encher minha barriga se não for o fruto do meu trabalho, ninguém vai se importar comigo se eu estiver na miséria.
Cansei de tentar ajudar pessoas que não querem ajuda, quero ajudar apenas a mim mesmo agora.
Fiquem com Deus.
1 723
Um ano do texto "Reflexões de um Millennial sobre a vida"
https://jornadaintelectual.substack.com/p/reflexoes-de-um-millennial-sobre
1 723
Em breve sairá o terceiro post da série da série de relatos sobre o subemprego, e surpreendentemente será mais positivo que os dois primeiros.
Por enquanto, deixo vocês com as edições anteriores:
https://telegra.ph/Um-relato-sobre-o-subemprego-07-28
https://telegra.ph/Mais-um-relato-sobre-o-subemprego-02-28
1 723
Saiu novo post no Substack!!!
https://jornadaintelectual.substack.com/p/eu-nao-entendia-o-comportamento-humano
1 723
Antes de sair de uma empresa, lembre-se de que no futuro vão te perguntar por que você saiu do trabalho anterior, e essa pergunta vai definir se você fica ou não no novo emprego.
1 723
Novo post no Substack!!!
O grande problema da democratização das opiniões e do conhecimento, é que a grande maioria das pessoas não tem preparo filosófico, intelectual, cultural, educacional para a maioria das discussões que rolam pela internet e nem no mundo real; e ao mesmo tempo, essas pessoas estão por aí dando opinião.
Leia mais:
https://open.substack.com/pub/jornadaintelectual/p/da-agora-grega-ao-hospicio-brasileiro
1 723
É necessário estudar latim.
Mas não pelo mesmo motivo que você abre o Duolingo pra estudar inglês.
A finalidade do estudo do latim não é profissional ou comercial, mas sim um melhor entendimento de tudo.
O latim, assim como o grego, é uma ferramenta de compreensão da realidade.
Não podemos estudar e discutir as questões mais elevadas se temos um déficit educacional gigantesco e sequer sabemos ler e interpretar o que estamos recebendo.
Assim, antes de nos debruçarmos em qualquer assunto, é necessário se preparar para alcançar a capacidade de começar.
Voltemos à alfabetização, porque todos que passamos pelo sistema de ensino brasileiro estamos atrasados.
Acompanhe-me no Substack:
https://substack.com/profile/209302911-ramon-pinheiro/note/c-243260971
1 723
O intelectualismo moderno não passa de um monte de gente dizendo nada com nada e fingindo que está falando difícil, e antes eu pensava que isso se restringia aos de esquerda, porém virou uma epidemia na direita advinda do olavismo.
Cada vez que entro aqui no Substack e vejo minha timeline, tenho mais essa sensação.
Além de tudo, o homem moderno está ávido por reinventar a roda buscando a verdade na filosofia (de boteco) enquanto ela já foi revelada em Nosso Senhor Jesus Cristo a transmitida através dos seus apóstolos e de seus sucessores.
Os gregos, que ainda não tinham recebido a Revelação, precisavam filosofar para tentar alcançar a verdade, nós hoje precisamos apenas aprender o que já está revelado, e se há filosofia, é em torno da Revelação do Verbo de Deus.
Mas é claro que num mundo ateu é necessário redescobrir a filosofia, já que não existe Revelação.
Acompanhe-me no Substack:
https://substack.com/@jornadaintelectual/note/c-242913414
1 723
Novo post no Substack
https://jornadaintelectual.substack.com/p/quando-a-igreja-vira-campo-de-batalha
#publicação
1 723
Se a vida intelectual é para poucos e a maioria das pessoas não têm conhecimento profundo sobre nada, então as discussões na internet se resumem a pessoas vazias repetindo o que escutaram como papagaios?
🤔
Só uma dúvida minha.
1 723
Vocês já sabiam disso, até porque um antigo adm postou no canal, mas a famosa capa da coleção patrística da Paulus é uma "falsa capa"
1 723
Inclusive o Prof. Carlos Bezerra tem uma playlist completa sobre esse livro, que já divulguei aqui
https://youtube.com/playlist?list=PLoVtNTB0hufJ_tiOFPSxLl_GWgBCPdQsf&si=k17HVyxPxUlfsCoE
1 723
E o que dizer do segundo livro do Padre Calderón que ganho de presente?! Somente que Deus abençoe o meu anônimo benfeitor
متاح الآن! بحث تيليغرام 2025 — أهم رؤى العام 
