Devoção Matinal
Kanalga Telegram’da o‘tish
Devoção Matinal "Janelas Para a Vida". Escrita por Alejandro Bullón. Narrada por Cid Moreira.
Ko'proq ko'rsatish755
Obunachilar
-224 soatlar
-27 kunlar
-1230 kunlar
Postlar arxiv
8 de outubro
MAGNÍFICO EM TODA A TERRA
"Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a Terra é o Teu nome! Pois expuseste nos Céus a Tua majestade."
(Sl 8:1)
O verso de hoje apresenta a profecia de um futuro, quando o nome do Senhor será "magnífico em toda a Terra".
É difícil imaginar que possa chegar esse dia. Embora o nome de Jesus hoje seja conhecido nos cinco continentes, não é considerado "magnífico" ou "glorioso", como definem alguns tradutores. A palavra hebraica tip’cret ou tiparoh qualifica a grandeza e a soberania de um rei. O nome de Deus não é aceito dessa maneira por todo o mundo. Há muitos incrédulos, pessoas irreverentes, que zombam do nome de Deus e dos valores espirituais. Você pode até ver programas na televisão, nos quais Jesus não passa de um objeto de chacota.
Este é um salmo messiânico. Os salmos messiânicos são chamados assim porque estão relacionados diretamente com Jesus. O Salmo 8 é citado três vezes no Novo Testamento. Paulo é um dos que faz referência a este salmo: "Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés" (1Co 15:27), diz ele, referindo-se a Jesus. Ele está citando o Salmo 8:6: "Sob Seus pés tudo lhe puseste." Paulo está explicando como será magnífico em toda a Terra o nome de Jesus.
No Salmo 2, os homens rejeitam o Redentor. Não querem saber dEle: "Os reis da Terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o Seu Ungido." Mas no Salmo 8, que é objeto de nossa meditação, vemos que aquele "Ungido", filho de um humilde carpinteiro, toma finalmente o controle. E assim Seu nome será "magnífico em toda a Terra".
Hoje, o Senhor Jesus bate à porta do coração humano. Hoje, Ele permanece com os braços abertos, esperando que a criatura se entregue voluntariamente a Ele e O reconheça como "magnífico em toda a terra". Chegará o tempo em que todos, justos e injustos, salvos e perdidos, terão que se curvar diante da glória do Rei do Universo que voltará a este mundo.
Hoje é o dia. Este é o momento. Antes de sair para as atividades do dia, diga em seu coração: "Quão magnífico em toda a Terra é o Teu nome! Pois expuseste nos Céus a Tua majestade."
Siga t.me/devocaomatinal
7 de outubro
SEGURANÇA PARA A ETERNIDADE
"No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos."
(Pv 14:26)
Você já foi surpreendido por uma chuva torrencial, estando no meio da rua? Lembra-se de que correu em busca de um lugar seguro para se proteger? Aquele lugar era um refúgio em meio à tormenta. Você só entende a importância do refúgio quando precisa dele.
No texto de hoje, são enfatizadas duas palavras: amparo e refúgio. As pessoas procuram segurança. Nenhum político tem chances de ser eleito sem um bom programa de segurança. As famílias abastadas gastam muito dinheiro para proteger seus filhos. As pessoas protegem suas casas e colocam seus bens no seguro. Contudo, os perigos dos quais elas se protegem são apenas físicos.
A mensagem de hoje é o segredo para proteger-se de perigos que têm conseqüências eternas. O próprio Jesus disse: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma." Mt 10:28.
Nós, seres humanos, somos por natureza imediatistas. Só olhamos o presente e, na melhor das hipóteses, o futuro imediato, a brevidade de nossa existência. Preocupamo-nos pelo que vemos e tocamos. Não vemos conseqüências eternas de nossos atos.
Salomão menciona "o temor do Senhor" como o melhor programa de segurança relacionado com o ser humano. Ao falar do "temor do Senhor", ele está se referindo à obediência respeitosa aos conselhos divinos. Ninguém que segue à risca o guia das estradas corre o risco de perder-se no caminho. A Bíblia é o mapa que indica um destino glorioso para você e seus filhos.
Faça de hoje um dia de obediência. O ingrediente mais importante na vida de uma pessoa vitoriosa é um coração de servo obediente. Não se trata de servilismo barato e irracional, e sim de uma obediência consciente aos conselhos de alguém que conhece o caminho melhor do que nós.
O beneficiado não será apenas você, mas também seus filhos. O poder de sua influência levará a família toda a respeitar os princípios protetores da vida.
Com esse pensamento em mente, enfrente os desafios de hoje. Não tema. Você está protegido pelas promessas maravilhosas de Deus. E não se esqueça: "No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos."
Siga t.me/devocaomatinal
6 de outubro
BUSQUE A DEUS
"O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações."
(Sl 10:4)
O salmista declara que o ser humano nega a existência de Deus por causa da soberba. O homem não investiga. O seu orgulho o aprisiona. Acha que sabe tudo. Considera-se superior aos outros na sua maneira de ver o Universo e a obra da criação. Não tem humildade para reconhecer suas limitações de criatura. Prefere ser seu próprio Deus, determinar seus valores e fixar seus conceitos morais.
O resultado dessa atitude soberba e atrevida é a corrupção. Ele torna-se perverso. Perversidade é a maximização da maldade. Quando você acha que já conhece toda a maldade humana, o perverso ainda o surpreende. Por quê? Porque ele não conhece limites. Ele impõe suas próprias regras. Decide chamar o bem de mal, e o mal de bem. Coloca os valores de cabeça para baixo.
Quem determina o que é moral ou imoral? A sociedade por voto da maioria? O governo? A igreja? Cada um? Todas essas instituições são mutáveis porque têm como componente principal o ser humano, que hoje é e amanhã não é mais. Mas, por causa de sua temporalidade, a criatura procura algo concreto para apegar-se. No fundo do seu ser, ele anela permanência, e essa permanência só pode ser encontrada em Deus. Mas aí surge o drama do incrédulo. Ele nega a existência de Deus porque inconscientemente acha que Deus é um atentado contra sua liberdade. Ao mesmo tempo, precisa dEle na sua desesperada temporalidade.
A Bíblia é o único livro de valores absolutos; portanto, é o único lugar onde podemos achar valores morais permanentes. Mas o texto de hoje afirma que a soberba não permite ao perverso investigar. Algumas versões dizem: "Não busca a Deus." Prefere olhar para dentro de si ou, na melhor das hipóteses, para as coisas criadas. Não busca a Deus. Gasta o tempo investigando qualquer outro tema, mas não há tempo para Deus.
Quanto tempo de seu programa diário você dedica a Deus? Somente Ele é capaz de preencher o vazio de qualquer coração. Somente Deus é capaz de colocar ordem em qualquer vida e trazer esperança onde só existe desespero. Por isso, hoje, antes de começar suas atividades, lembre-se de que "o perverso na sua soberba não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações".
Participe do Canal Devoção Matinal:
👉 t.me/DevocaoMatinal
5 de outubro
DESVIE-SE DA MENTIRA
"Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios."
(Pv 4:24)
A carta terminava assim: "Se pudesse começar tudo de novo, faria as coisas completamente diferentes." A autora era uma senhora que dizia não ter amigos. "Todos me rejeitam. Ninguém me convida para nada", se lamentava. Ela percebia qual era a raiz dos seus problemas. "A minha boca. Eu falo mais rápido do que penso", concluía.
A verdade é que as palavras têm muito poder. Constroem ou destroem. Não existe palavra de efeitos neutros. O sábio Salomão menciona o poder das palavras pelo menos umas 150 vezes no livro de Provérbios, demonstrando assim que a palavra é um assunto de muita importância.
O verso de hoje apresenta a falsidade como um ato de perversão. É muito duro, mas é real. Deus não aceita a mentira sob hipótese alguma porque é a antítese do Seu caráter. Jesus é a verdade.
O Senhor Jesus Cristo, referindo-Se ao diabo, disse: "Nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." João 8:44. Portanto, todo mentiroso coloca-se no terreno do inimigo de Deus.
As primeiras palavras do diabo registradas na Bíblia são uma deslavada mentira. "É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" Gên. 3:1. Desde aquele dia, ele não parou de mentir. Apresenta caminhos falsos, enganadores e sedutores. Oferece um minuto de prazer, fazendo com que você pense que isso é felicidade, quando, por trás de tudo, está a sua intenção de destruí-lo.
Escolha a verdade, por mais dolorosa que seja. A verdade é como a ferida limpa. Pode sangrar e doer, mas sara. Já a mentira é como a ferida purulenta. Você disfarça a realidade, esconde-a por um tempo, mas finalmente a mentira mata.
Senhor, ajuda-me a transitar no caminho da verdade porque nele há luz e certeza. Ajuda-me a fugir da mentira porque sua penumbra confunde e deforma a realidade da vida. Que esta seja a sua oração.
Saia hoje de casa disposto a falar a verdade, viver e até morrer por ela. Procure a pessoa verdade que é Jesus, não se afaste dEle, permita que Sua maravilhosa luz torne a sua vida transparente. "Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios."
Siga t.me/devocaomatinal
4 de outubro
O DESEJO DOS HUMILDES
"Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes; Tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás."
(Sl 10:17)
Os Salmos 9 e 10 são complementares. No Salmo 9, o povo de Deus enfrenta perigos que vêm das nações vizinhas; enquanto no Salmo 10 os perigos e as pressões que o povo experimenta vêm de dentro. Você já pensou que muitas vezes os maiores inimigos estão bem perto da gente?
Neste salmo, pessoas soberbas maltratam e humilham seus irmãos. O salmista se refere aos que temem ao Senhor e andam nos Seus caminhos como os humildes. É preciso humildade para reconhecer os limites de criatura e aceitar o conselho divino.
Tente andar nos caminhos de Deus entre pessoas que levam na brincadeira as coisas sagradas, e você verá que muitas vezes elas o farão sentir-se ridículo e obsoleto. Seu respeito pelos valores e princípios divinos fará com que, em muitas ocasiões, as pessoas zombem de sua maneira de encarar a vida. É nessas circunstâncias que o cristão precisa prestar atenção ao texto de hoje. O salmista afirma que Deus faz duas coisas com os humildes: os ouve e os fortalece.
Se alguma vez você esteve preso num elevador, sabe como é bom ser ouvido por alguém. Ou se já foi assaltado, sabe como desejou que alguém o ouvisse para vir em seu auxílio. No salmo de hoje, Deus promete ouvir seu clamor quando você se sentir pressionado pelas críticas daqueles que não temem ao Senhor.
Mais ainda, Ele promete fortalecê-lo. Deus não vem para tomar o seu lugar. Ele não quer filhos frágeis, fracos e incapazes de enfrentar os perigos. Ele o fortalece. Aguça suas idéias. Coloca os argumentos necessários nos seus lábios. Estimula-o a enfrentar os perigos e pressões.
E quando os embates da vida são mais fortes que você, Deus promete acudi-lo, tomar você nos Seus braços, como um pássaro ferido prestes a ser destruído pelo predador, e levá-lo ao outro lado da montanha, onde Ele Se encarregará de curar suas feridas. Não é maravilhoso? Por isso, o apóstolo Paulo pergunta: Se Deus está conosco, quem será contra nós?
Hoje, você tem pela frente um dia de vitória. Mas, se ao olhar pela janela da vida, enxergar o horizonte escuro, não se desespere. Confie na promessa: "Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes; Tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás."
Siga t.me/devocaomatinal
Informamos que Cid Moreira faleceu hoje, 03/10/2024, aos 97 anos. Deixa um legado maravilhoso com sua voz que não se calará mesmo com sua morte.
Esse canal continuará a postar as meditações diárias narradas por ele e esperamos que sua missão aqui tenha sido cumprida.
Até breve, Cid. 👑
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/10/03/morre-cid-moreira.ghtml
3 de outubro
VÁ À LUTA
"Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência."
(Pv 20:18)
Conta a velha história que um finlandês ateu deixou em seu testamento a fazenda que possuía para o diabo. Quando o homem morreu, as autoridades não sabiam como cumprir o pedido. Finalmente, depois de semanas de deliberação, a corte decidiu que a melhor maneira de atender a última vontade do fazendeiro era deixar tudo abandonado. A terra sem cultivar, a casa sem arrumar, os jardins cheios de ervas daninhas, os celeiros vazios. A corte declarou no seu veredicto: "A melhor maneira de permitir que o diabo tome posse de algo é não fazer nada."
Assim é com a vida. Por isso, o provérbio de hoje aconselha: "Faça planos e faça a guerra. Não fique de braços cruzados."
Outro dia, durante um seminário, perguntei: "O que significa fazer planos?" Alguém levantou a mão e respondeu: "Sonhar." É verdade que ninguém deve subestimar o valor dos sonhos. Eles são importantes. Tem gente que nunca sai da mediocridade porque é incapaz de sonhar. Mas um sonho sem um plano não passa de um desejo. Salomão fala de planos. Um plano é a estrada que o levará à realização dos seus sonhos.
Onde você está neste momento? Na sua vida espiritual, financeira, familiar ou profissional, onde você está? Responda. Agora, pergunte-se aonde você quer chegar. Se você não sabe aonde ir, como é que chegará lá? A melhor maneira de chegar a nenhum lugar é não fazer planos.
Uma vida sem planos e sem ação é uma vida em desintegração, porque essa é a lei da própria natureza. Depois da entrada do pecado neste mundo, estamos condenados à desintegração. Já percebeu que, com o correr dos anos, a visão se apaga, a audição diminui, as células morrem e os ossos se desgastam?
Todas as coisas envelhecem. O que significa isso? Que se você não "fizer planos", e não "entrar na guerra" para sair todo dia do presente estado de coisas, sua vida entrará em retrocesso.
Vá para a "guerra", porque a vida é uma luta diária contra a mediocridade, a superficialidade e a vaidade. Mas vá com prudência! Ir sozinho é cair nas areias movediças do humanismo. Busque conselho nAquele que é a própria sabedoria. Aquele que nunca falha. E lembre-se: "Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência."
Siga t.me/devocaomatinal
2 de outubro
DE TODO O CORAÇÃO
"Louvar-Te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as Tuas maravilhas."
(Sl 9:1)
A vitória ainda não havia chegado. Não havia aplausos, medalhas, nem reconhecimento público. O salmista ainda não podia apalpar a taça de campeão, mas podia olhá-la com os olhos da fé e louvar ao Senhor pelas maravilhas que ainda não tinham acontecido.
Se ele gastasse o tempo reclamando e queixando-se, talvez nada sucedesse. Mas o salmista é capaz de louvar pelo Sol que sairá amanhã, ainda que ele esteja hoje mergulhado nas sombras.
Seu louvor não nasce do dever. Ele não cumpre apenas uma obrigação. Não se deixa levar pelo mero formalismo. Louva "de todo coração". Meio coração não é coração. Um coração dividido rasga a vida pela metade, desintegra e mata. Um coração dividido não consegue louvar.
Ninguém pode servir a dois senhores. Com meio coração, você cai no terreno da pantomima. Seu louvor está destituído de autenticidade. E se você não é capaz de olhar para frente com os olhos da fé, e com todo seu coração, não verá as "Suas maravilhas".
Mas, segundo o verso de hoje, para Davi não era suficiente louvar. Ele acrescenta "contarei todas as Tuas maravilhas". Ninguém será vigoroso na vida espiritual, a menos que conte as maravilhas de Deus a todos aqueles com quem se relaciona.
Na parábola da moeda perdida, quando a mulher achou a moeda, a primeira coisa que fez foi reunir seus amigos, vizinhos e parentes para contar-lhes a "maravilha". Só guardam silêncio as pessoas em cuja vida Deus não opera maravilhas.
O que você perdeu? Uma moeda? O lar, o emprego, o filho, a paz do coração? Vá a Deus, louve o Seu nome de todo o coração. Agradeça pelas maravilhas que ainda não recebeu, mas que é capaz de enxergar pela fé. E aguarde, pacientemente, porque Deus não falha com os filhos sinceros.
Louve a Deus. Não use intermediários. "Louvar-Te-ei, Senhor", diz o salmista. Louve-O com todo o seu ser. Não seja espiritual pela metade. Agradeça ao Senhor as maravilhas futuras que acontecerão na sua vida.
Com este pensamento em mente, saia hoje repetindo a si mesmo: "Louvar-Te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as Tuas maravilhas."
Participe do Canal Devoção Matinal:
👉 t.me/DevocaoMatinal
1º de outubro
FARTAR-SE DO PRÓPRIO PÃO
"Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão."
(Pv 20:13)
É bom dormir depois de um dia de trabalho produtivo. O sono é o instrumento divino para a renovação das energias. Um homem normal precisa dormir oito horas por dia. Se ele viver 75 anos, terá dormido 25 anos. O que você faria com esse tempo ao seu dispor?
O conselho de hoje não é contra o sono, mas contra a preguiça. A Bíblia, e especialmente o livro de Provérbios, está repleta de advertências sobre o perigo de dormir quando é hora de trabalhar. O trabalho é o canal através do qual Deus quer derramar Suas bênçãos para o ser humano.
Ficar deitado, esperando que um corvo traga pão para alimentá-lo, ou que o pouco de farinha e azeite que ainda restam na despensa durem para sempre são atitudes próprias do insensato. Mas esses milagres não estão registrados na Bíblia? Estão, sim. Aconteceram em circunstâncias extremas. Deus, hoje, continua disposto a agir miraculosamente em situações desse tipo.
O maior milagre que Ele pode fazer, no entanto, é levar você ao trabalho. "Desperte", diz Ele, "abra os olhos, trabalhe e Eu o abençoarei, de modo que você se fartará do seu próprio pão."
Comece hoje com o que está nas suas mãos. O único trabalho que nunca se realiza é aquele que não é começado. Como você chegará ao seu destino se não der o primeiro passo? Não se amedronte diante das dificuldades. Não encare as coisas difíceis como impossíveis. Todas as coisas extraordinárias que hoje existem foram consideradas impossíveis antes que alguém aceitasse o desafio de realizá-las.
Vá hoje a Jesus. Não para pedir que o abençoe fazendo aparecer um emprego, mas pedindo que Ele lhe dê forças para sair procurando o emprego. Faça o que pode fazer. Deixe o resto com Jesus. Ele abrirá as portas. Você precisa bater. Ele frutificará a obra de suas mãos. Você precisa trabalhar. A fórmula do êxito é orar muito e trabalhar muito.
Torne hoje um dia de muita oração e de muita ação. Lembre-se do conselho do homem mais rico e sábio da Bíblia: "Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão."
Siga t.me/devocaomatinal
30 de setembro
DO SENHOR É O REINO
"Pois do Senhor é o reino, é Ele quem governa as nações."
(Sl 22:28)
A carta de Joana trazia o lamento de uma mulher que tinha perdido a auto-estima, a ponto de achar que estava sobrando neste mundo. Maltratada pelo esposo e desprezada pelos filhos, achava que não tinha valido a pena gastar-se ao longo da vida procurando a felicidade das pessoas que amava.
"Deus Se importa comigo?", era a pergunta dramática da angustiada mulher. Ao escrever este devocional, penso que, de uma maneira ou outra, por um motivo ou outro, existem muitas Joanas nesta vida. Homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres que se perguntam: "Deus Se importa comigo?"
No salmo de hoje, Davi apresenta o Messias, o Senhor Jesus Cristo, como o possuidor do reino e Aquele que governa as nações. A palavra hebraica que se traduz como governar é mashal, que significa reger, dominar, controlar.
Deus está no controle do Universo, dos reinos e das nações. É verdade que esse salmo profetiza o governo eterno do Messias por ocasião de Sua segunda vinda. Mas é verdade também que hoje, embora muitas vezes tenhamos a impressão de que as coisas e as circunstâncias escaparam do controle divino, Deus continua governando. Por trás dos instrumentos humanos, o Senhor continua com as rédeas do Universo e das vidas nas Suas mãos.
Portanto, a pergunta de Joana tem resposta: Sim. Deus não apenas Se importa com você, como está no controle das circunstâncias que envolvem a sua vida. Nada acontece por acaso. Tudo tem um propósito divino.
Continue a navegar, destemido, pelo turbulento mar da existência. Mesmo que a bússola quebre e o leme pare de funcionar, mesmo que a noite seja escura e pareça que seu barco vai naufragar, continue adiante porque Deus é seu guia. Se ele pode controlar os reinos e governar as nações, por que Se esqueceria de você?
Hoje é um novo dia. Um dia a mais para acreditar, para lutar e para sair à procura dos sonhos porque, se é verdade que Deus provê o alimento para cada passarinho, é também verdade que o passarinho precisa voar à procura dele. Mas lembre-se: "Do Senhor é o reino, é Ele quem governa as nações."
Siga t.me/devocaomatinal
29 de setembro
ORE E TRABALHE
"Não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheitas."
(Pv 14:4)
Se você quer uma vida tranqüila e sem esforço, não se atreva a sonhar. Essa é a mensagem do texto de hoje. Para que haja abundância de colheita e os celeiros estejam sempre cheios é necessário ter bois; e estes envolvem tempo para serem cuidados, trabalho para alimentá-los e esforço para ensiná-los a arar a terra. Sem esforço, não há bois, e sem bois não há abundância.
Existem inúmeras pessoas sentadas na arquibancada da vida vendo passar o trem que leva os vencedores. Outro dia, encontrei uma pessoa de 30 anos, que me mostrou no papel um projeto que poderia trazer benefício, satisfação e dinheiro.
"O que falta para colocar estes planos em ação?", perguntei. "Dinheiro", foi a resposta. "Envolve bastante dinheiro." "Você já procurou alguém que queira investir no projeto?" "Não", disse ele. "Estou orando para que Deus envie alguém que consiga ver as vantagens deste plano."
Nenhum sonho funciona, a menos que você o faça funcionar. Aquela pessoa colocava tudo "nas mãos de Deus", mas se esquecia de que ele também tinha mãos. Ora, se Deus lhe deu mãos é porque Ele espera que você faça algo. Busque a Deus, sim! Busque-O todos os dias. Consulte-O, procure orientação divina. Não se esqueça de que você pode fazer mais numa hora com Deus do que numa vida inteira sem Ele. Depois de buscar a força que vem de Deus, parta para a luta. Não continue ajoelhado, esperando que Deus "envie alguém". Bata às portas, gaste a sola do sapato, sue a camiseta, crie oportunidades.
É verdade que umas poucas pessoas vencem porque um dia se lhes apresentou uma oportunidade extraordinária. Mas a maioria dos vencedores realizou seus sonhos porque se propôs a fazê-los. A pessoa que aprende a depender de Deus cria oportunidades. Não as encontra por acaso.
Hoje é um novo dia. Corra atrás dos seus sonhos. Com uma mão, segure o braço poderoso de Deus, e com a outra trabalhe incansável, destemida e aguerridamente. Por mais que as circunstâncias lhe pareçam adversas, apesar de estar ferido por algum golpe que a vida lhe deu, não fique de braços cruzados, esperando. Trabalhe, porque "não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheitas".
Siga t.me/devocaomatinal
Endi mavjud! Telegram Tadqiqoti 2025 — yilning asosiy insaytlari 
