ru
Feedback
Devoção Matinal

Devoção Matinal

Открыть в Telegram

Devoção Matinal "Janelas Para a Vida". Escrita por Alejandro Bullón. Narrada por Cid Moreira.

Больше
755
Подписчики
Нет данных24 часа
Нет данных7 дней
-930 день
Архив постов

3 de agosto AMIZADES PERIGOSAS "Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo." (Sl 26:4) Ainda me lembro do garoto alegre e cheio de vida sentado à mesa, na hora do almoço. Dezesseis anos. Olhos azuis e muita vontade de viver. Filho único e orgulho de seus pais. O homem de cabelo cor de prata olhava para o filho e dizia: "Ele vai ser médico e, quando se formar, vou vender a metade da fazenda para que ele tenha o seu próprio hospital." Planos, sonhos, projetos que todo pai faz em torno do filho amado. Três anos depois, voltei àquela cidade e o pai desesperado me procurou. Seu filho estava completamente destruído. Parecia uma fera enjaulada, amarelo, cheio de tiques nervosos, não tinha sequer coragem de levantar o rosto e olhar para mim. "O que fizeram com o seu filho?", perguntei. "Foram os falsos amigos que o levaram para as drogas. Agora é isso o que sobra daquele garoto bonito que o senhor conheceu um dia", foi a resposta daquele pai, aos prantos. "Homens falsos e dissimuladores" não apareceram no século 21. Nos tempos de Davi já existiam. Chegam até você como quem não quer nada ou talvez como querendo o seu bem. Conquistam sua confiança, ganham sua admiração e, quando você menos espera, dão o bote como cobras peçonhentas. Isso não acontece apenas com os jovens inexperientes. Os falsos dissimuladores estão todos os dias em todos os lugares. No trabalho, na rua onde você mora, na escola etc. Davi dizia com convicção: "Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo." E quanto a você? Peça a Deus que abra os seus olhos para perceber quem é falso e dissimulador. Peça a Deus que coloque colírio nos seus olhos para ver a diferença entre o trigo e o joio. Não se ausente da vida. Participe na sua comunidade. Seja amigo de todos, estenda a mão a todos. Apenas faça como Davi. Não se assente com eles. Não participe de seus planos nem seus ardis, porque esse caminho, mas cedo ou mais tarde, o destruirá. Hoje é um novo dia. Um dia para repensar seus valores e suas amizades. Um dia para voltar atrás e corrigir os erros. Essa é a maravilha de todo novo dia. Antes de iniciar suas atividades de hoje, diga como o salmista: "Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo."   Siga t.me/DevocaoMatinal

00. 02 de Agosto.mp32.48 MB

2 de agosto DECLARAÇÃO DE AMOR "Por isso, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei." (Pv 7:15) Ao longo de quase quatro décadas, tenho viajado por muitos países e falado do amor de Jesus para multidões, em estádios, teatros, praças públicas e os mais diversos e estranhos tipos de auditório. Em certa ocasião, falei na Praia de Camburi, na cidade de Vitória, Brasil. Milhares de pessoas sentadas em cadeiras de praia ou em pé ouviam as mensagens de esperança extraídas da Bíblia. Foi nessa ocasião que o Senhor alcançou Érico. Semidrogado, perambulava pela praia quando se deparou com a mensagem de Deus. Os hinos cantados enterneceram o seu coração e, na penumbra de sua mente embotada pelas drogas, brilhou a esperança de regeneração e liberdade. Conheci Érico, anos depois. Seus olhos brilhavam de emoção quando me contou que naquela noite ele saíra de casa para ir ao encontro de amigos e de mais droga. No entanto, encontrou Jesus. Embora muitos como Érico acham que um dia encontraram Jesus, a verdade é que foi Jesus quem nos achou, porque foi Ele quem nos buscou. Érico saiu naquela noite para buscar drogas. Mas não sabia que um dia Jesus saíra dos Céus para buscar Érico. O ser humano, por natureza, só procura aquilo que o faz sofrer. Somos estranhamente incoerentes. A dor nos aterroriza e, no entanto, a procuramos. Queremos desesperadamente alcançar a felicidade; porém, fugimos dela seguindo os nossos próprios caminhos. Nada dá certo mas insistimos, até que um dia caímos exaustos, sem saber mais aonde ir nem o que fazer. Outro dia, vi um garotinho de oito meses chupando limão. Chupava e depois fazia cara feia e chorava, mas continuava procurando o limão. Se dependesse de nós, passaríamos a vida procurando o que nos destrói, perambulando nas sombras da noite pelas praias da vida sem horizontes. Se dependesse da busca louca do nosso coração, encontraríamos somente frustração e vazio, mas graças a Deus que um dia o Senhor Jesus Cristo deixou tudo e veio nos procurar. O verso de hoje expressa a mais bela declaração de amor que o ser humano poderia ouvir. Leve esta declaração com você hoje: "Por isso, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei." Siga t.me/devocaomatinal

1º de agosto ACUDIR AO NECESSITADO "Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal." (Sl 41:1) Este é o terceiro salmo que começa com a palavra "bem-aventurado". Os outros são: o Salmo 1 e o 32. Bem-aventurado quer dizer: "feliz", "abençoado". Quem não anela ser feliz? Este salmo tem estreita conexão com o salmo anterior. Neste último, o salmista termina dizendo: "Eu sou pobre e necessitado."" (Sl 40:17) Depois, vem o verso de hoje: "Bem-aventurado o que acode ao necessitado." Evidentemente, Davi está falando dele como o necessitado. Mas Davi não era pobre em recursos materiais. Este salmo foi escrito durante a rebelião de Absalão, seu filho. Na época, o salmista já era o rei de Israel. Um rei nunca passa por necessidades materiais; portanto, a promessa de hoje não é simplesmente para quem dá uma esmola na rua, ou oferece um prato de comida ao faminto. Pobreza é carência, falta. A pobreza começa quando as coisas acabam. Uma pessoa não é pobre só porque vive num barraco simples ou veste roupa remendada. Uma pessoa também é pobre quando as forças chegam ao fim, quando o cônjuge morre, o filho está na prisão, a alegria desaparece e a tempestade envolve a vida. A promessa de Deus hoje é para todos aqueles que são capazes de enxergar um coração quebrantado, uma alma ferida, um ser fragilizado com fome de pão ou de consolo, e estão prontos a estender a mão ou oferecer uma palavra de conforto. A estes, diz: "O Senhor o livra no dia do mal." Observe bem a promessa. O Senhor não diz que o livrará do mal, mas "no dia do mal". Quando você pergunta por que sofre, se anda nos caminhos do Senhor e faz a Sua vontade, está cobrando de Deus uma promessa que Ele nunca fez. "O dia do mal" sempre tocará a vida dos filhos de Deus na Terra. Mais cedo ou mais tarde, sempre teremos uma lágrima a derramar. Mas se você estendeu a mão para ajudar e confortar o pobre e o necessitado no "dia do mal" deles, com certeza Deus estenderá Sua mão para tirá-lo das dificuldades quando a provação chegar na sua vida. Por isso, ao longo do dia, peça a Deus que abra seus olhos para ver um necessitado e acudi-lo, porque: "Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal." Siga t.me/DevocaoMatinal

31 de julho FALE APENAS O NECESSÁRIO "O homem prudente oculta o conhecimento, mas o coração dos insensatos proclama a estultícia." (Pv 12:23) Existe um ditado indiano que afirma: "Não fale tudo o que sabe, porque quem fala tudo o que sabe, geralmente fala o que não convém." Pessoas que sabem muito não fazem questão de mostrar que sabem. São prudentes. Calam-se quando é preciso e falam no tempo oportuno. O sábio sabe o que fala, porque sabe o que pensa. Pessoas que falam mais que o necessário carregam com freqüência complexos que controlam suas palavras e atitudes. Precisam ser o centro da atenção e, na maioria das vezes, mostram ter domínio de temas que desconhecem. No silêncio do coração, essas pessoas sofrem porque percebem a insensatez de "proclamar estultícias", mas o desejo de "aparecer" é quase instintivo. Um dia essa pessoa conhece valores éticos e a dor aumenta. Luta para aplicar os conceitos aprendidos. Luta consigo mesma, contra seus complexos, temores e traumas que não consegue identificar. É uma luta injusta. Ninguém vence um inimigo oculto. É uma batalha cruel. A pessoa sofre a angústia de não viver a teoria que conhece. Sabe por que as coisas não dão certo na vida, por que seu casamento anda mal, e o relacionamento com os filhos é péssimo. Tenta, mas seus esforços são inúteis. A incoerência de muitos livros de auto-ajuda é que apresentam o sorvete maravilhoso, mas não dizem como consegui-lo. "Tire a energia que existe dentro de você", afirmam. "Descubra seu potencial", proclamam. E cada vez que você olha para dentro de si, em busca do badalado "potencial", só encontra um mundo difuso e sem forma, de sombras que o assustam. O melhor livro de auto-ajuda que existe é a Bíblia. Não existem princípios de "inteligência emocional" que não estejam registrados no texto bíblico. A diferença é que a Bíblia o conduz a Jesus, a única pessoa capaz de colocar ordem no seu mundo interior. Vá a Jesus hoje. A verdadeira energia vem do alto, não de dentro. E lembre-se: "O homem prudente oculta o conhecimento, mas o coração dos insensatos proclama a estultícia."   Siga t.me/DevocaoMatinal

30 de julho LUZ E SALVAÇÃO "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" (Sl 27:1) Ligou para mim um empresário que atravessava seu pior momento financeiro. Nada dava certo. Já havia feito todos os ajustes necessários para tirar a empresa do sufoco, mas parecia inútil. "Precisava passar por esta provação para saber que meu cristianismo e a minha confiança em Deus não passavam de mera teoria" – expressou angustiado. "Confiar em Deus quando a empresa crescia era fácil. Mas, hoje, que estou à beira da falência, compreendo que nunca fui um bom cristão" – concluiu. Você já experimentou o desânimo em momentos difíceis da vida? O verdadeiro cristão nunca fraqueja? Sua fé permanece inabalável em meio à tormenta? Talvez você tenha que ler todo o Salmo 27. Escolhi para o devocional de hoje apenas o verso um. O salmista expressa nele toda a sua confiança em Deus. "O Senhor é a minha salvação; de quem terei medo?" pergunta. "O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?", indaga. Que confiança! Os primeiros seis versículos deste salmo são declarações extraordinárias de confiança em Deus. "Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança", declara o salmista no verso 3. Mas, de repente, no verso 7 acontece algo estranho. Toda aquela confiança desaparece. Na segunda metade do salmo, encontramos um Davi medroso: "Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo, compadece-Te de mim e responde-me." O que aconteceu com toda a confiança da primeira parte? Nada. Estava ali, no mesmo lugar. Só que o coração do salmista é um coração humano, como o seu e o meu. Tão humano quanto o de Jesus na cruz do Calvário, ao perguntar ao Seu Pai: "Por que Me desamparaste?" Mt 27:46. O Pai não O havia abandonado. Assim como não abandonou Davi em meio à tribulação e como não abandonará você nunca, embora seu coração, às vezes pressionado pela dor e sofrimento, sinta que Deus não se lembra de você. Por isso, hoje, não importa que tudo ande bem ao seu redor, ou que a tormenta assustadora pareça afundar sua embarcação, ore ao Senhor dizendo: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?"  Siga t.me/DevocaoMatinal

29 de julho NÃO FIQUE PARADO "Assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." (Pv 6:11) As coisas no mundo da Internet acontecem com velocidade extraordinária. Um site como o "Google", que teve início apenas há poucos anos, faturou no ano de 2005 por volta de seis bilhões de dólares. É dinheiro que deixa confuso qualquer mortal. Num mundo cada vez mais globalizado, é impossível ficar parado. Permanecer na inércia ou mover-se como se ainda estivéssemos vivendo a euforia do descobrimento da roda pode ser fatal. Como andar de charrete, quando existe o trem-bala? Como enviar as mensagens de barco se, com o clicar de um botão, a notícia pode dar a volta ao mundo? O provérbio de hoje tem como propósito despertar as pessoas que, sob o argumento de estarem "esperando no Senhor", ficam de braços cruzados enquanto a caravana dos vencedores avança. Pobreza e necessidade não podem nunca ser características do cristão. Humildade e simplicidade, sim. Mediocridade e conformismo, jamais. O trabalho é um dom divino, entregue ao ser humano antes da existência do pecado. A ocupação seria uma bênção. Uma vida de ócio não teria sentido. Depois da entrada do pecado, o trabalho passou a ser um elemento terapêutico. É verdade que o cansaço e a fadiga fariam com que a criatura fugisse naturalmente do esforço. Mas o trabalho ainda continuaria sendo o maior instrumento formativo e restaurador. Não faça do trabalho apenas uma ferramenta para ganhar dinheiro. Faça dele um ato de serviço. O dinheiro não satisfaz. O serviço realiza e a conseqüência é o dinheiro. A pessoa que se entrega a uma vida de inatividade, verá que mais cedo ou mais tarde a pobreza aparecerá na sua vida como um ladrão. Sorrateira, lenta, mas inevitável. Não há como fugir dessa realidade. Faça de hoje um dia de realizações. O mundo gira. Se você não acompanhar o seu movimento, com certeza ficará para trás. Dialogue com Jesus. Coloque os seus planos e projetos nas mãos dAquele que não conhece derrota e parta para a luta. Não fique parado, porque se o fizer "sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado". Siga t.me/DevocaoMatinal

28 de julho VENCENDO OS INIMIGOS "Com o Teu auxílio, vencemos os nossos inimigos; em Teu nome, calcamos aos pés os que se levantam contra nós." (Sl 44:5) Não se pode dizer com precisão quem foi o autor deste salmo, nem em que época foi escrito. Possivelmente tenha sido no tempo da invasão dos assírios e o autor tenha sido o rei Ezequias. Uma coisa é certa, Israel estava com os dias contados. O inimigo não era imaginário. Era real e estava próximo. E o povo de Deus não sabia o que fazer, nem para onde ir. Todos os dias, você e eu enfrentamos situações parecidas. Inimigos de todos os tipos rodeiam a nossa vida. A enfermidade, o desemprego, a rejeição, a desintegração da família... Não são inimigos imaginários. Estão bem aí, diante de nós. Ezequias sabia em quem depositar a confiança. Se você ler os cinco primeiros versos deste salmo contará pelo menos oito vezes os pronomes "Tu" e "Teu". O autor está falando de Deus; Suas mãos são ativas, Seu braço poderoso, Seu rosto fulgurante. Ele é o rei, auxiliador, e Seu nome é poderoso. Você precisa ter medo estando escondido nas mãos de um Deus assim? Mas o texto de hoje diz: "Com o Teu auxílio" venceremos. Ezequias não deixa toda a responsabilidade da vitória com Deus. Ele sabe que existe uma participação humana. Qual é a responsabilidade da criatura? Aceitar. Permitir que Deus opere, em nós e através de nós, as Suas grandes obras de vitória. A maior luta a ser vencida não é contra os inimigos exteriores. O maior e mais perigoso inimigo está dentro de nós. É a indômita criatura que não gosta de submeter-se ao controle divino. Preferimos lutar, agonizando, sangrando, e exaustos. Mas continuamos lutando até cairmos impotentes em algum canto da vida. Ezequias aprendeu a confiar em Deus. Não foi fácil para ele. Nunca foi fácil para ninguém. Mas finalmente ele entendeu que sozinho estaria perdido. Quem se levantou contra você? É hoje um desses dias em que tudo parece nebuloso na sua vida? Você abre a janela do seu coração e vê um exército ameaçador pronto a derrotá-lo? Não tema! A Bíblia é a história da libertação do homem. Ela mostra um Deus sempre ativo e disposto a intervir na vida dos Seus filhos, se eles Lhe permitirem. Por isso, hoje, repita com convicção: "Com o Teu auxílio, [venceremos] os nossos inimigos." Siga t.me/DevocaoMatinal

27 de julho POUCO A POUCO "Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento." (Pv 13:11) Em agosto de 2005, um grupo de ladrões cavou um túnel durante três meses e levou 40 milhões de dólares, em moeda nacional, do Banco Central na cidade de Fortaleza, Brasil. Algumas semanas depois, o chefe da gangue foi seqüestrado, torturado e morto por desconhecidos. Perdeu o dinheiro e também a vida. O texto de hoje descreve a fragilidade ou a inutilidade do dinheiro ganho facilmente. Pessoas sábias seguem um caminho melhor, obedecem ao conselho divino. O conselho de Deus hoje, na Nova Versão Internacional da Bíblia, diz: "O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais." Há duas expressões que devem ser consideradas: "trabalho" e "aos poucos". O trabalho é um dos poucos caminhos honestos para conseguir dinheiro. Outros poderiam ser a herança ou algum presente oferecido por amor. Peça a Deus força, saúde, iniciativa, diligência e laboriosidade. O resultado disso será o dinheiro. O trabalho é a maior bênção outorgada por Deus ao ser humano. A expressão "aos poucos" é talvez a mais difícil de ser compreendida e aceita. A natureza humana é apressada e imediatista. Quer tudo hoje, aqui e agora. Talvez por causa da fugacidade e fragilidade da própria vida. Quem sabe pela ansiedade atrelada ao desejo de realização imediata. Não importa. A realidade é que não temos paciência para esperar. A expressão "aos poucos" não se encaixa na vertiginosa maneira de ver a vida. E, no entanto, o plano divino para a criatura está determinado pelo "aos poucos". Você não cresce de um dia para outro. Não emagrece como resultado de uma fórmula mágica. Não envelhece em um dia, nem sara em um minuto. Nada acontece em fração de segundos. A vida e a natureza estão assinaladas pelo "aos poucos". Só desse modo se constrói uma fortuna. Senhor, ensina-me a ser paciente, a ver nascer e morrer o sol de todo dia. Ensina-me a viver hoje, cumprir minha missão agora e a esperar que os resultados apareçam naturalmente. Faça sua esta oração, porque "os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento".   Siga t.me/DevocaoMatinal

26 de julho ELE ME ACOLHERÁ "Pois, no dia da adversidade, Ele me ocultará no Seu pavilhão; no recôndito do Seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha." (Sl 27:5) Sempre existe um "dia da adversidade" para cada um. Enquanto vivermos neste mundo de dor e tristeza, mais cedo ou mais tarde haverá um momento em que, literalmente, você não saberá o que fazer nem aonde ir. Eu deveria ter uns 25 anos quando, pela primeira vez, entrei num turbilhão que parecia não ter saída. Quando garoto, corria a meus pais e eles sempre estavam dispostos a estender-me a mão. Mas eu já havia crescido, e me sentia sozinho nadando e nadando num mar tempestuoso, sem avançar um só palmo. O coração doía terrivelmente. Olhava para todos os lados em busca de socorro, mas ninguém podia fazer nada por mim. Foi então que me dirigi ao templo. Fiquei ali sentado, conversando com Deus, abrindo-Lhe o meu coração, chorando aos Seus pés. Não sei quanto tempo permaneci assim. Só sei que, ao cair da tarde, as sombras da minha vida haviam desaparecido. Uma paz indizível inundou o meu coração. O medo desapareceu e saí de lá com forças para enfrentar as dificuldades que pareciam me destruir. Hoje entendo o que Davi escreveu. Naquela tarde, o Senhor me ocultou no Seu pavilhão, no recôndito de Seu tabernáculo me acolheu e me elevou sobre uma rocha onde ninguém poderia atingir-me. Existe algo indefinível no templo. É a presença de Deus. O templo é mais do que simplesmente um conglomerado de tijolo, cimento e madeira. É o próprio coração de Deus aberto. São Seus braços dispostos a perdoar, a abraçar e a confortar. E sua própria voz silenciosa consolando, animando e encorajando. Deus pode fazer o mesmo em qualquer outro lugar? Pode sim. Mas no Seu templo há algo que palavras humanas não podem definir. É preciso viver e experimentar. Por isso, hoje, se estiver experimentando dissabores na vida, fale: "No dia da adversidade, Ele me ocultará no Seu pavilhão; no recôndito do Seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha." Siga t.me/DevocaoMatinal

25 de julho NÃO ACENDA O PAVIO "O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos." (Pv 16:28) A tragédia do câncer é que a célula maligna não fica quieta. Contamina outras células com uma rapidez extraordinária. O homem perverso é descrito no texto de hoje como um câncer. É veloz. Espalha-se rapidamente levando destruição e morte por onde passa. O instrumento que usa é a língua. Cria intrigas. Disfarça verdades, inventa fuxicos, difama e contamina tudo que toca. O perverso chega de mansinho, como quem não quer nada. "Sabia que fulano...?" "Não sei se devo dizer mas acho que..." "Gente, este segredo é só para você, se alguém me perguntar eu nego." "Você não acha que fulano...?" Aparentemente, o perverso é sempre inocente. Ele apenas acende o pavio. A explosão é problema da bomba. Ele "nunca disse nada", "só sugeriu". Mas por onde passa vai deixando amizades rotas, imagens denegridas, nomes enxovalhados;, enfim, lama, sujeira e maledicência. O livro de Provérbios fala repetidas vezes do poder da palavra. A pessoa sábia, que mantém um relacionamento diário com Jesus, usará a palavra para construir e não para destruir. Palavras edificantes valem muito e custam pouco. Expressões destrutivas têm um custo exorbitante a longo prazo. São como o bumerangue. Sempre voltam e a própria pessoa é a prejudicada. Sendo que o coração é o manancial dos sentimentos, e estes se expressam com palavras, é preciso manter a fonte sempre limpa. Jesus é a única pessoa que pode conseguir isso. A disciplina humana é solução de fantasia. É apenas cobrir a estrada esburacada com um pouco de terra. Com a primeira chuva que cair, tudo voltará ao seu estado original. Busque novamente hoje a Jesus. Aprenda a conviver com Ele. As lutas da vida não o amedrontarão, as nuvens escuras não o intimidarão. Seus inimigos podem cercá-lo completamente. Mas, se você está com Jesus, sempre haverá uma saída. O homem sem Deus, mais cedo ou mais tarde, mergulha na perversidade. "O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos." Siga t.me/DevocaoMatinal