es
Feedback
Devoção Matinal

Devoção Matinal

Ir al canal en Telegram

Devoção Matinal "Janelas Para a Vida". Escrita por Alejandro Bullón. Narrada por Cid Moreira.

Mostrar más
755
Suscriptores
Sin datos24 horas
Sin datos7 días
-930 días
Archivo de publicaciones
23 de agosto QUANTO A MIM "Quanto a mim, confio em Ti, Senhor. Eu disse: Tu és o meu Deus." (Sl 31:14) A vida espiritual é uma experiência individual. Você não pode ser fiel a Deus em grupo. É verdade que o grupo exerce influência na vida do indivíduo, mas o Deus "da igreja" pode não ser o seu Deus, e o crescimento espiritual da igreja não garante o seu. É tendência natural do ser humano olhar para os outros a fim de tranqüilizar a própria consciência. É natural esconder-se atrás dos outros, ou olhar na direção deles antes de tomar uma decisão. Mas o salmista declara hoje: "Quanto a mim". Pode ser que tudo aquilo que Deus fez na vida das pessoas não seja motivo para que O reconheçam e aceitem como Deus. Talvez os milagres cotidianos que acontecem na vida de tanta gente não leve essas pessoas a depositar sua confiança em Deus. Não sei e não quero que isso exerça influência na minha vida, mas, "quanto a mim, confio em Ti, Senhor". Essa é a expressão de uma fé particular, íntima e pessoal. "Tu és o meu Deus." Aqui está o segredo de uma grande vitória. Deus é meu. Tenho-O em meu coração. As pessoas podem tirar tudo de mim, menos a confiança que tenho em meu Deus, porque eu O conheço. Ao longo dos Salmos, é enfatizada a vida espiritual como uma relação permanente de amor entre Deus e o homem. Davi louvava o nome desse Deus que ele amava de manhã, ao meio-dia e à noite. Por que você acha que o cristianismo tem esse nome e não igrejismo? Porque é comunhão diária com Cristo. A igreja tem um lugar importante na vida do cristão, mas não é ela, e sim a experiência pessoal com Cristo que vai tornar uma pessoa cristã. Sem Ele, é possível ser apenas um membro de igreja e não ser cristão. Antes de partir para os desafios da vida, hoje, pense no tipo de cristianismo que você vive. É Jesus o centro de seus sonhos, planos e projetos, ou é apenas um nome bonito para se lembrar uma vez por semana? Faça de hoje um dia de comunhão especial com Jesus. Consulte-O sobre as dúvidas que atormentam o seu coração. Peça-Lhe sabedoria para tomar as decisões certas, e não saia para a rua sem Ele. Repita com convicção: "Quanto a mim, confio em Ti, Senhor. Eu disse: Tu és o meu Deus." Siga t.me/DevocaoMatinal

22 de agosto EU TENHO A FORÇA "Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, Eu sou o Entendimento, Minha é a fortaleza." (Pv 8:14) O herói infantil He-man mostra a espada e grita: "Eu tenho a força." Mas, no verso de hoje, Deus afirma: "Minha é a fortaleza." Quem tem a razão? Alguém está mentindo. Não pode haver duas verdades ao mesmo tempo. O humanismo de nossos dias ensina que há energia quase divina dentro do ser humano. "Concentre-se, tire a energia dentro de você, mentalize", afirmam. Quanta verdade existe nessas afirmações? Quanto poder e força interior possui o homem? A Bíblia, por sua vez, ensina que a força vem de Deus. É dEle que vem o conselho e a verdadeira sabedoria. O valor da criatura é extrínseco. Valemos porque Deus nos considera valiosos, não porque tenhamos valor em nós mesmos. Portanto, para ser feliz e realizado nesta vida, você precisa ir diariamente à fonte inesgotável de sabedoria. Deus é o Criador e conhece melhor do que ninguém a obra de Suas mãos. Quem melhor do que Ele para mostrar-lhe o caminho da prosperidade? O ser humano natural não gosta de receber conselhos, prefere aconselhar. Não aceita ser o segundo, quer ser sempre o primeiro. Foi assim desde o princípio. A serpente disse a Eva: "Como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." Gên. 3:5. Que idéia sedutora. Ser como Deus. Desde aquele dia, a humanidade iniciou a desesperada corrida em direção da sua própria divinização. Gosta de brincar de Deus. Inventa pequenos deuses. Sente-se Deus. Para que conselho? Ou instrução? "Eu tenho a força", o ser humano grita bem alto. No fundo, nem ele próprio acredita na sua teoria oca, mas persiste e insiste, a despeito de suas frustrações e derrotas. Hoje, você precisa de sabedoria e de conselho para tomar uma decisão importante? Sente-se cansado, triste, magoado e precisa ser fortalecido? Vá a Jesus. Ele sempre está com os braços abertos, esperando o retorno dos Seus filhos. Só nEle você poderá encontrar refúgio, alívio e forças para carregar o fardo que as circunstâncias lhe impõem. Ele afirma: "Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, Eu sou o Entendimento, Minha é a fortaleza." Siga t.me/DevocaoMatinal

21 de agosto ESTOU SOZINHO "Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito." (Sl 25:16) Não é fácil ser líder. Houve um tempo em que a melhor definição de líder era: "Aquele que inspira e leva as pessoas à ação, conseguindo delas o máximo de colaboração e o mínimo de oposição." Hoje, a melhor definição poderia ser: "Líder é aquele contra o qual a maioria se opõe." Vivemos em tempos de contestação. "Si hay líder, soy contra", parece ser o grito universal dos povos. Davi era o líder de Israel e pagou o preço da incompreensão e da solidão. Disse: "Estou sozinho e aflito." Se você nunca teve que exercer um cargo de liderança e tomar decisões difíceis que envolvem outras pessoas, talvez não consiga entender a "solidão do líder". Se você quer ser leal à sua consciência e aos princípios bíblicos, verá muitas vezes que amigos e até membros de sua família se colocarão contra você. Isso dói. O salmista conhecia bem essa dor, porque seus filhos, Absalão, Amon e Adonias estavam contra ele e, junto a eles, Aitofel, um dos melhores amigos do rei. Nessas horas de solidão e dor, aonde vai o líder ferido? Ele não pode desanimar nem esmorecer, nem fraquejar. Ele é o líder. Todos podem abandonar o barco, menos o capitão. Todos podem correr, fugir. O líder não. Mas ele não é apenas um ser humano como os outros? Não tem sentimentos, coração e sangue como os demais? Sim, mas quem se importa com isso? O verso de hoje nos dá a entender que há alguém que se importa. Por isso, a oração do salmista foi: "Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito." Aflição, do verbo hebraico tsarah, significa dor psicológica e emocional. É com esse significado que a palavra aparece pela primeira vez em Gênesis 42:21, quando os irmãos de José, ao reconhecê-lo, disseram uns aos outros. "Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos." José era o líder abandonado e rejeitado. Como Davi e tantos outros. Talvez como você hoje, diante das circunstâncias difíceis que está vivendo. Mas Jesus está aí ao seu lado, disposto a dar-lhe forças para suportar as intrigas e maledicências da oposição. Não tema. Apenas diga como o salmista: "Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito." Siga t.me/DevocaoMatinal

20 de agosto ENSINE VALORES "O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá." (Pv 15:27) A família recebeu a notícia como uma bomba. O pai tinha sido preso por tráfico de drogas. Eles viram tudo na televisão, na hora do jornal. O pai, sem camisa, tentando ocultar o rosto das câmaras. A partir daquele dia, muitas atitudes "misteriosas" do pai pareciam ter explicação. Ele sempre dizia que viajava por causa do trabalho, mas a realidade era outra. Homem moralista, carinhoso, esposo e pai exemplar, sempre forneceu tudo que a família precisava. Os filhos o admiravam, e a descoberta da vida dupla daquele homem quase destruiu a vida da família. O texto de hoje descreve a situação de muitas pessoas que não pesam as — conseqüências quando se trata de conseguir dinheiro. O "lucro desonesto" sempre traz complicações. Nem sempre com a polícia. São complicações interiores, noites sem dormir, consciência culpada e horas infernais de angústia diante da possibilidade de ser descoberto. Tudo isso se reflete na qualidade de vida. Não é a mesma coisa que conforto. Você compra conforto, não qualidade de vida. Ir a um Spa, gastar dinheiro em férias maravilhosas, comer em bons restaurantes e hospedar-se nos melhores hotéis trazem apenas conforto. Salomão declara: "O que odeia o suborno, esse viverá." Acaso a pessoa desonesta não vive? Existe, mas não vive. Viver, no sentido bíblico, é mais do que sobreviver. É desfrutar paz, tranqüilidade, sono reparador, família, valores espirituais; enfim, coisas simples, aparentemente insignificantes, que dão à vida um sentido de plenitude. Isso, não se compra. Você o recebe de graça das mãos de Deus, mediante o trabalho honesto. Ensine esses valores. Não imponha nada. Muita gente tentou fazer isso e só conseguiu reclamações e revolta. Valores nunca se impõem. São ensinados no dia-a-dia, no convívio, com a palavra e com o exemplo. Pessoas sábias são avaliadas pela coerência de suas palavras e de suas ações. Seja, com a ajuda de Deus, uma pessoa sábia. E faça de hoje um dia especial de formação de valores na vida dos seus amados, porque "o que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá". Siga t.me/DevocaoMatinal

19 de agosto SEJA FORTE "Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor." (Sl 31:24) Israel andava pelo deserto, rumo à terra prometida. Os anos transcorriam e dava a impressão de que o alvo estava cada vez mais distante. Você já sentiu algo parecido? Outro dia, um jovem me disse: "Tentei doze vestibulares em universidades públicas e não consegui passar. E, para piorar, não tenho dinheiro para pagar uma universidade particular. Acho que o meu sonho de ser médico nunca se realizará." Houve um momento em que o povo de Israel também sentiu que o desânimo se apoderava dele. Então, Deus disse: "Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis." Deut. 11:8. Esta é a primeira vez na Bíblia em que aparece a expressão "sê forte", em hebraico jazaq. Essa expressão se repete 290 vezes no Antigo Testamento. Esse é o segredo do êxito. Não há como alcançar os sonhos nem atingir as metas sendo fraco. É imprescindível ser forte. Tudo que vale tem um preço. No Brasil, existe um ditado popular que afirma: "A cana é doce, mas não é mole." Só os fortes podem pagar o preço do êxito. O salmista, no verso de hoje, se dirige aos desanimados. Àqueles que estão cansados de lutar e lutar e nada conseguir. Àqueles que estão a ponto de desistir diante das dificuldades que encontram na estrada. "Sede fortes, e revigore-se o vosso coração." É o desafio. Mas vai além. Mostra o caminho, a maneira de adquirir fortaleza. O caminho é: "Espera no Senhor." Você não está cansado de esperar? Sim, no sentido de aguardar que aconteça algo. Mas o "esperar" de Davi é um "ficar a sós" com Deus. Buscá-Lo em oração. Meditar nos Seus ensinamentos e tentar descobrir a maneira de alcançar o objetivo. Talvez agora tenha sentido o que Deus disse a Israel: "Guardai, pois, todos os mandamentos... para que sejais fortes." Deut. 11:8. É o mesmo conceito de Davi: "Sede fortes... vós que esperais no Senhor." Você está disposto a seguir com atenção os conselhos divinos? Está disposto a meditar nos ensinamentos divinos para uma vida vitoriosa? Vá, hoje, para o trabalho ou para a escola lembrando-se do conselho bíblico: "Sede fortes e revigore-se o vosso coração, vós todos, que esperais no Senhor." Siga t.me/DevocaoMatinal

18 de agosto A RESPOSTA BRANDA "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Pv 15:1) É um velho ditado brasileiro: "Quando um não quer, dois não brigam." Simples e ao mesmo tempo profundo. É uma maneira popular de apresentar o que Salomão disse séculos atrás. Não existe coração que não se comova diante de uma resposta gentil. A vida é como um espelho. Você recebe de volta a imagem que projeta. Palavras duras geram reações agressivas. Palavras suaves geram atitudes gentis. O adjetivo duro, em hebreu, é éseb, que também pode ser traduzido como "que provoca dor". As palavras são como facas de dois gumes. Servem para o bem ou para o mal. Apaziguam ou esquentam os ânimos. Consertam relacionamentos ou os destroem. Trazem alegria ou provocam a dor. Pense nas vezes que poderia ter usado a palavra de modo mais edificante. Não se projete a um tempo muito distante, pense apenas no que aconteceu ontem ou hoje com sua esposa ou com seus filhos. Quando as setas envenenadas do furor tentarem atingi-lo, use como escudo protetor a resposta branda. Não entre no jogo da provocação. Responder no mesmo tom, deixando-se levar pela paixão do momento, não é evidência nem de sabedoria nem de coragem. Você pode vencer os outros e ser considerado forte. Mas, se vencer a si mesmo, será poderoso. Esse tipo de vitória só é possível alcançar com a ajuda do Todo-Poderoso. O controle das palavras começa com o controle das emoções, e isso é obra do Espírito Santo. Encontro, com freqüência, pessoas que me dizem: "Eu sei que as minhas palavras ditas de maneira inapropriada me criam problemas, mas não consigo fazer nada para mudar essa situação." Essa é a diferença entre o humanismo e o cristianismo. Enquanto a primeira deixa toda a responsabilidade nos seus ombros, colocando seu interior como a fonte do poder, o cristianismo ensina que o poder não provém de dentro, mas de cima. A mudança de temperamento é um ato divino. Deus usa como instrumento a vontade humana, mas a criatura não passa de um meio. A fonte de poder é Deus. Inicie as atividades deste dia colocando sua vontade sob o controle divino. Deixe que Jesus viva em você e controle as suas palavras, porque "a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". Siga t.me/DevocaoMatinal

17 de agosto EXAMINA-ME "Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos." (Sl 26:2) Este salmo foi escrito por ocasião da fome que assolou Israel por três anos. O contexto nos mostra que a nação atravessava um período de crises. Na época, Davi tinha 58 anos de idade e, como sempre fez em momentos de crise, dirigiu-se a Deus em busca de socorro. O relato bíblico narra essa história assim: "Houve, em dias de Davi, uma fome de três anos consecutivos. Davi consultou ao Senhor, e o Senhor lhe disse: Há culpa de sangue sobre Saul e sobre a sua casa, porque ele matou os gibeonitas." II Sam. 21:1. Havia uma história vergonhosa no passado de Israel. Saul não havia cumprido o trato que Josué fizera com os gibeonitas ao conquistar Canaã. Agora, anos depois, o povo estava sofrendo as conseqüências e ninguém sabia o porquê. Nessas circunstâncias, o rei volta os olhos a Deus e ora: "Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos." Davi sabia que não era culpado da crise que enfrentava. Existem momentos críticos pelos quais você não é responsável. Nem sempre o sofrimento é o resultado dos erros que você tenha cometido. Muitas vezes, você carregará a dor como conseqüência de erros cometidos por seus antepassados. Davi vivia um momento desses e disse ao Senhor: "Examina-me e prova-me. Não olhes só para minha conduta exterior, olha para os meus sentimentos e pensamentos íntimos. Tu sabes que, neste caso, eu sou inocente. Em minha vida pode haver muitos erros, posso ter falhado muitas vezes. Mas, neste caso, Senhor, eu não tenho culpa." A Bíblia afirma que "não há justo". Rom. 3:10. Como podia o salmista ter o atrevimento de pedir a Deus que o provasse se "todos pecaram e carecem da glória de Deus"? Rom. 3:23. Talvez a resposta esteja no verso 3, onde Davi apela para a misericórdia divina. Em hebraico, misericórdia, hesed, significa bondade, amor constante, graça, fidelidade, clemência. Foi por esse amor incompreensível que "Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que, nEle, fôssemos feitos justiça de Deus". 2Co 5:21. NEle, em Jesus; em nenhum outro há salvação. NEle, você e eu somos justos. Só estando nEle, andando com Ele, mantendo comunhão permanente com Jesus podemos ir a Deus e orar como Davi: "Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos."   Siga t.me/DevocaoMatinal

16 de agosto ACEITE O ENSINO "Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido." (Pv 8:10) Você só valoriza as coisas que lhe interessam. É uma lei da vida. Ninguém pára debaixo de uma laranjeira se não gosta de laranja. O dinheiro interessa a todos. É inquestionável o seu valor. Outro dia, alguém disse: "Você não compra felicidade com dinheiro, mas que o dinheiro ajuda, ajuda." No entanto, o texto de hoje mostra que em lugar de procurar o que "ajuda", é melhor procurar a própria felicidade. Os livros de Salmos e Provérbios dão a impressão de serem repetitivos ao afirmarem que o segredo da felicidade é encontrar o caminho e andar nele. A felicidade não é uma meta, é um caminho. Você não chega, você anda. Avança enquanto é feliz. No dia em que você parar, achando que alcançou a felicidade, deixa de ser feliz. Se a felicidade é um caminho, de certo modo é um processo. Todo processo envolve crescimento, e não existe crescimento sem aprendizagem. Por isso, Salomão afirma: "Aceitai o meu ensino." Para aceitar o ensino, a primeira coisa que você deve aceitar é que o mestre sabe mais do que você. É preciso humildade. O orgulho é a maior barreira no processo de aprendizagem, e o coração humano é naturalmente orgulhoso. Acha que sabe tudo e que tem condições de encontrar seu próprio caminho. Perde-se na selva emaranhada de seus próprios raciocínios. Justifica seus erros. Explica suas atitudes, mas não se entrega. Deus poderia abandonar a criatura boiando nas águas turbulentas da suficiência própria, mas não o faz. Está sempre disposto a ensinar. Ele conhece bem o caminho. Ele nos criou. Conhece os rincões mais escuros e tenebrosos do coração e da mente. Está sempre disposto a ensinar, se a criatura deseja aprender. A jóia mais cara do mundo não tem valor nenhum nas mãos de alguém que a rejeita. As coisas só têm sentido se ocupam um lugar no seu coração e o inspiram à ação. Aceite hoje os conselhos divinos. Coloque-os em prática. Viva-os. Experimente-os. Ouça a voz de Deus dizendo: "Aceitai o Meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido." Siga t.me/DevocaoMatinal

15 de agosto PALAVRA E PROCEDIMENTO "Porque a Palavra do Senhor é reta, e todo o Seu proceder é fiel." (Sl 33:4) O salmo de hoje não traz o título nem o nome do autor. O tema é louvor e gratidão. Devemos ser agradecidos a Deus por tudo o que recebemos de Suas mãos. Os três primeiros versos são um convite ao louvor. Depois, vem o verso 4, que escolhi para nossa meditação hoje. Neste verso, o autor apresenta as razões para louvar. A primeira razão que o salmista apresenta é que "a palavra do Senhor é reta". Reta, em hebraico, é yashar. A primeira vez que aparece yashar na Bíblia é em Êxodo, e está relacionada com uma promessa de Deus a Israel: "Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos Seus olhos, ... nenhuma enfermidade virá sobre ti." Êxo. 15:26. Como o ser humano pode saber o que é reto? Vivemos em dias nos quais cada um quer determinar o que é reto. Tudo é "relativo". Tudo é "ajustável". "Depende da cabeça de cada um." São os argumentos que mais se ouvem. O salmista declara enfaticamente que só Deus é reto; portanto, somente Ele tem autoridade para definir o que é moral, e o faz através de Sua Palavra. A criatura pode decidir se aceita ou rejeita o que Deus determina como reto. Mas não é sua atribuição escolher o caminho errado e achar que é reto porque, ao fazê-lo, coloca-se no lugar de Deus. O segundo motivo que o salmista dá para louvar é que o proceder de Deus é fiel. Suas promessas não falham. São eternas e verdadeiras, justas e bondosas. Um Deus reto só poderia agir de modo reto. Palavra e procedimento misturam-se e complementam-se de maneira extraordinária no caráter de Deus. A "palavra" é a idéia. O "procedimento" é o fato. A "palavra" é a promessa. O "procedimento" é o cumprimento. É através de Sua palavra e de Seu procedimento que Deus Se revela ao ser humano e define o que é moral ou imoral. Aceitar Sua palavra é aceitar Sua promessa. Você precisa do cumprimento das promessas de Deus em sua vida. Faça de hoje um dia de obediência. Peça a Deus forças para andar nos Seus caminhos. Deixe-se orientar por Sua voz e confie nEle, porque "a Palavra do Senhor é reta, e todo o Seu proceder é fiel". Siga t.me/DevocaoMatinal

14 de agosto SÁBIO DE CORAÇÃO "O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se." (Pv 10:8) O coração não sente. É apenas um músculo cuja principal função é bombear o sangue para levar vida ao corpo. O coração, no entanto, é usado para simbolizar o lugar mais secreto do ser. Ele não gera só a vida, pode também gerar a morte. A pessoa sábia faz do seu coração um cofre para guardar os mandamentos de Deus. Esses não são apenas obrigação e dever. São os conselhos de amor para tornar a vida uma experiência gratificante. Os mandamentos são instruções que mostram o caminho e orientam o extraviado. São sinais de trânsito ao longo da estrada, advertindo das curvas perigosas e dos defeitos da pista. Pessoas sábias seguem as regras porque sabem que a obediência a elas garante o êxito da jornada. A desobediência é fatal. Conduz à morte. Na Bíblia, a desobediência é chamada de pecado. Em grego, pecado significa errar o alvo. Pessoas que se recusam a obedecer aos mandamentos podem até ser bem-intencionadas, ao procurar caminhos melhores para chegar ao porto desejado, mas estão condenadas a errar o alvo. A conseqüência é que "vem a arruinar-se", afirma o texto. Em hebraico, o verbo "arruinar-se" provém da mesma raiz do substantivo "podre". Uma fruta podre torna-se inútil, dispensável, e seu último lugar é a lixeira. Ninguém, em pleno uso da razão, deseja esse final para a história que está escrevendo. Todos buscam sucesso e correm atrás do êxito, mas erram o alvo. As boas intenções não são garantia de chegar ao destino certo. Os sentimentos humanos são traiçoeiros. Ai da criatura que se deixa governar por eles. Você tem nas mãos os mandamentos divinos. O que fará? Filosofará em torno deles? Tentará adaptá-los à cultura que o rodeia ou lhes obedecerá com humildade na sua peregrinação rumo ao alvo? Viva este dia com sabedoria. Seja submisso ao Deus da vida. Entregue nas mãos do Senhor seus sonhos e planos, e lembre-se de que: "O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios, vem a arruinar-se." Siga t.me/DevocaoMatinal