ch
Feedback
Devoção Matinal

Devoção Matinal

前往频道在 Telegram

Devoção Matinal "Janelas Para a Vida". Escrita por Alejandro Bullón. Narrada por Cid Moreira.

显示更多
755
订阅者
-224 小时
-27
-1230
帖子存档
4 de julho PAZ NA TEMPESTADE "Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas; troveja o Deus da glória; o Senhor está sobre as muitas águas." (Sl 29:3) O Salmo 29, de onde tiramos o texto de hoje, era usado especificamente na Festa dos Tabernáculos que acontecia no mês de Tisri ou outubro, mais precisamente nos primeiros oito dias da festa. A Festa dos Tabernáculos era o período em que os israelitas acampavam em tendas feitas de maneira tosca, a fim de lembrar a experiência de seus antepassados quando Deus os tirou do Egito. Um dos grandes perigos dessa festa eram as tempestades que podiam chegar. Outubro era um mês de fortes chuvas. Por isso, esse salmo tem como título: "A voz do Senhor na tempestade." A expressão "a voz do Senhor" é repetida sete vezes, e em cada uma faz-se referência a uma situação calamitosa como árvores sendo arrancadas, trovões, terremotos etc. Quando conheci Shawn, ele vivia uma tempestade parecida. A esposa havia ido embora de casa e levara com ela as duas filhas do casal. Com indignação na voz, ele se perguntava: Por quê? Tinha perdido a vontade de viver. Sentia que havia chegado ao fim da linha. Todos enfrentamos tempestades. Casais diante de um possível divórcio, filhos que não se entendem com os pais, colapsos financeiros, sociedades desfeitas; dívidas, depressão, enfermidades. Tempestades que, de alguma maneira, se abatem sobre os filhos de Deus, gerando medo, desânimo e desespero. O que fazer? Só existe uma saída: ouça a voz do Senhor! Isso mesmo, ouça a voz do Senhor no meio da tempestade. Ele está com você. Se a vida tem tempestades, você tem um Deus que não vai permitir que seu barquinho afunde. O profeta Isaías ilustra isso ao dizer que, mesmo que você passe pelos rios, eles não o submergirão e o fogo não queimará e nem a chama arderá em você! Pode ser que a meteorologia da sua vida esteja prevendo forte tempestade para hoje. Não saia de casa sem antes ouvir a voz de Deus. Essa é a única garantia que você tem de ter paz em meio à tormenta. Enfrente o dia com coragem e com a certeza da vitória, porque "ouve-se a voz do Senhor sobre as águas; troveja o Deus da glória; o Senhor está sobre as muitas águas" e, principalmente, está com você hoje.   Siga t.me/DevocaoMatinal

3 de julho TEIA DE ARANHA "Estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca." (Pv 6:2) Nunca diga algo que precise ser explicado. Palavras sábias são claras, cristalinas e verdadeiras. A mentira é como a teia de aranha. Quanto mais você tenta sair dela, mais preso fica. Quanto mais explica, mais complica. A palavra é uma das maiores bênçãos do ser humano. É o maior e melhor instrumento de comunicação. Através dela, você pode dar a conhecer os sentimentos mais nobres ou mais baixos. Com a palavra, você constrói, desenha e descreve os quadros mais belos. Com ela, também trai, desfigura e engana. O sábio Salomão apresenta, no verso de hoje, a palavra como instrumento de opressão. Irônico como pareça, a vítima é o próprio dono da palavra. Outro dia, li a notícia de uma criança de dois anos, que morreu asfixiada com uma sacola de plástico. Dói-me só o fato de imaginar aquela criança querendo tirar a sacola da cabeça, desesperada, tentando respirar, enquanto o plástico penetrava cada vez mais em suas narinas. O provérbio de hoje transfere essa situação para a pessoa que fala sem pensar. Asfixia-se nas suas próprias palavras. Enreda-se, fica preso. A pessoa que mente o faz por insegurança. Finge ser o que não é. Pinta quadros irreais, descreve situações fictícias. Esconde a verdade por medo. Na realidade, não se aceita como é. Quando Jesus disse à samaritana: "Vai, chama teu marido", recebeu como resposta: "Não tenho marido." Mentira. Tinha sim. Mas Jesus criou um clima de amor e segurança para ela abrir o coração. "Bem disseste", afirmou o Mestre. Ele olha para dentro da mulher, para o seu mundo interior cheio de sombras, inseguranças e temores. Jesus está sempre disposto a encaminhar as pessoas pela senda da verdade, porque esse é o único caminho da liberdade e paz. A partir daquele momento, a samaritana não precisaria mais mentir. Estava livre da prisão de suas mentiras, meias verdades, ou simplesmente omissão. Encontrar Jesus é achar segurança e liberdade. A vida torna-se cristalina e as palavras transparentes. Lembre-se do conselho do sábio: "Estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca."  Siga t.me/DevocaoMatinal

2 de julho SEDE DE DEUS "Ó Deus, Tu és o meu Deus forte; eu Te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de Ti, meu corpo Te almeja, como terra árida, exausta, sem água." (Sl 63:1) Este salmo foi escrito por Davi, enquanto atravessava o deserto de Judá, perseguido por seu próprio filho Absalão e traído por Aitofel, um dos seus conselheiros mais próximos. O salmista estava ferido e triste. Mas, em meio à tristeza, ele faz uma declaração extraordinária de fé: "Ó Deus, Tu és o meu Deus forte." A expressão "meu Deus" denota a profunda experiência espiritual de alguém que, em certo momento, largou o braço poderoso de Deus e conheceu as profundezas do pecado. Mas levantou-se e fez de sua comunhão com o Senhor algo pessoal. Davi não se contentava em saber que existia um Deus. Ele queria que esse Deus fosse seu. Spurgeon dizia: "Podem anjos entoar canção mais doce que esta?" Acredito que não. Não pode haver sentimento mais sublime do que a paz que se apodera do coração de quem fez de Deus o "seu Deus". O verso de hoje mostra como o salmista chegou a ter essa experiência. "Eu Te busco ansiosamente." Na linguagem original, diz: "Eu Te busco de manhã." É assim que aparece em outras versões da Bíblia. Se juntarmos as duas expressões, teremos encontrado o segredo de Davi: "Buscar a Deus, de manhã, com ansiedade." Isso não é fácil, porque o ser humano prefere a ação em lugar da devoção. Quando você sai correndo, de manhã, para cumprir seus deveres diários, sem ter passado tempo com Deus, pode ser que as coisas saiam como planejadas. Mas haverá num cantinho do coração a sensação de que algo está errado. É a inconsciente saudade de Deus, a instintiva necessidade da alma. Enquanto andava pelo deserto de Judá, o salmista contemplava a terra sem vida, árida, exausta. A falta da água tornava aquele lugar terra de chacais, cobras e escorpiões; terra de morte, ávida por uma gota de água. Aquele quadro deprimente impressionou-lhe o coração, e Ele diz: "A minha alma tem sede de Ti." Jesus é a fonte de água que satisfaz a sede do coração. Quem beber dEle, nunca mais sentirá o vazio da alma. Por isso, diga hoje como Davi: "Ó Deus, Tu és o meu Deus forte; eu Te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de Ti."  Siga t.me/DevocaoMatinal

1º de julho NÃO GUARDE ÓDIO NO CORAÇÃO "O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões." (Pv 10:12) O ódio não é apenas o desejo violento de querer que o outro morra. O ódio tem muitas formas. Murmuração, fofocas, conclusões erradas, mentiras caluniosas, relatos falsos que mancham a reputação, são roupagens que veste o ódio. Salomão, no verso de hoje, diz que "o ódio excita contendas". Faz mais. Abre feridas, quebra relacionamentos. Constrói muros, destrói amizades, paralisa, desmotiva e mata. O ódio tem suas raízes na mágoa não curada, na incapacidade de perdoar, no ressentimento guardado. O pior de tudo é que não faz tanto mal ao odiado como à pessoa que odeia. Seu coração é um depósito de veneno. Antes de jorrar para fora, a substância letal corrói o próprio depósito. Nenhuma pessoa sensata guardaria ódio em seu coração porque estaria cometendo suicídio. Não tem sentido. É loucura. Irracionalidade. Existe um caminho melhor para curar as feridas. É o caminho do amor. "O amor cobre todas as transgressões", declara o verso de hoje. Cobrir, do hebraico kasah, tem que ver com apagar o fogo até extingui-lo. Se você tentasse apagar um incêndio usaria água ou gasolina? O amor é água. O ódio, gasolina. "Acertar as contas", levado pelo ódio, coloca você em desvantagem. Como amar se alguém o feriu? Como ver o inimigo impune, sem que receba "o que merece"? É justo alguém não pagar pelo mal que fez? Em toda vingança há duas vítimas. Por isso, é autodestrutiva. Deus ensina que esse não é o caminho que conduz à felicidade. Algumas pessoas vieram angustiadas me procurar depois de se vingar. "Deveria estar feliz", dizem arrependidas, "mas, não estou. Antes, pelo menos tinha a motivação de destruí-lo. Agora que consegui o que queria, me sinto vazia e acabada." Hoje, como todo novo dia, é uma nova oportunidade para avaliar e reavaliar. Para onde estou indo? O que estou fazendo com a vida? Quais são as minhas motivações? Como isto tudo afeta as pessoas que amo? Antes de sair para enfrentar os desafios, lembre-se: "O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões." Siga t.me/DevocaoMatinal

30 de junho DEUS O FARÁ "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará." (Sl 37:5) O relógio digital do aeroporto da Sibéria indicava 29 graus negativos. Era um frio de doer. O que me fazia tremer, porém, não era a madrugada gelada daquele lugar, mas a possibilidade de perder o vôo. Alguma vez o avião já o deixou por uma questão de minutos? É muito desagradável, ainda mais no meu caso. Estava febril, e os sintomas da gripe evidenciavam um corpo cansado, depois de uma semana intensa de trabalho. O que mais queria naquele momento era voltar para casa, mas tudo dava errado. A possibilidade de perder o vôo era cada vez mais real. Isso me deixava nervoso e fazia sentir-me mais enfermo. De repente, veio à minha mente o salmo de hoje: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará." Como bálsamo que traz alívio, as palavras do salmista trouxeram ao meu coração ansioso a paz que precisava. Percebi que estava me afogando num copo d’água. Aquilo era problema? Permanecer, na pior das hipóteses, mais 24 horas, numa cidade que, embora castigada pelo clima, é o lar de milhões de seres humanos maravilhosos, era motivo para sentir-me deprimido? Mas a vida é assim. Perdemos a paciência com facilidade. Complicamos as coisas. Superestimamos as dificuldades. Nós nos destruímos desnecessariamente. Pense nas lutas que você deve enfrentar hoje. Mas não pense sozinho. Experimente confiar em Deus. Depois, pense com calma. Não deixe seus sentimentos negativos ofuscarem o raciocínio. Agora, responda: Essa dificuldade que você está enfrentando é motivo para sentir-se tão mal, a ponto de magoar as pessoas à sua volta? Por que não levantar os olhos e entregar o seu caminho ao Senhor? O salmo diz: "Ele fará." Isto não significa necessariamente que você ficará de braços cruzados. Deus o fará colocando paz em seu coração e dando-lhe a capacidade de ver o problema por outro prisma. Então, talvez você perceba que o problema não é tão grande. E se for? Bom, Deus é Deus. Soberano e eterno. Todo-poderoso. Não conhece impossíveis. Se Ele foi capaz de abrir o Mar Vermelho, não pode também abrir o mar de dificuldades na sua frente? Portanto: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará." Siga t.me/DevocaoMatinal

29 de junho MALDADE OU DIVERSÃO? "Para o insensato, praticar a maldade é divertimento; para o homem inteligente, o ser sábio." (Pv 10:23) Quatro jovens de classe média alta voltavam de uma festa quando viram um homem dormindo num ponto de ônibus. Um deles teve uma idéia, e os outros concordaram. Jogaram três litros de álcool e atearam fogo em cima da vítima. O homem virou uma tocha humana, enquanto os jovens fugiam rindo às gargalhadas. O quadro descrito não é uma história criada para fazer um filme de terror. Aconteceu na capital de um grande país. Os advogados dos jovens presos alegaram que os seus clientes não queriam cometer um crime, "só queriam se divertir". Quase vinte e três séculos atrás, Salomão descreveu esse tipo de pessoas. Só faltou colocar o nome delas. Existe gente que só quer "se divertir", mas que vai deixando um rastro de dor, sangue e sofrimento em pessoas inocentes. Começa com coisas consideradas inocentes; como colocar uma barata no bolso de uma menina ou jogar um colega com roupa na piscina. Atitudes "de crianças" que são até festejadas. Mais tarde, serão paredes pichadas e monumentos públicos depredados. Depois, corridas de veículos "envenenados" nas ruas da cidade, e finalmente assassinatos e outros delitos maiores. Tudo em nome da diversão. Às vezes, são os pais os primeiros defensores das "brincadeiras" dos filhos. Que tipo de pessoa é você? Que tipo de filhos você cria? Que classe de educação você fornece? Justifica os erros? Tenta "explicar" os deslizes? A paternidade é um dom do qual, um dia, o ser humano, terá que prestar conta. Quando o fundamento é Cristo, valores espirituais são parte da educação. Não apenas valores morais. Geralmente, a pessoa é moral para os outros. Mas é espiritual para Deus, que tudo vê. É possível ter valores morais e não espirituais. Mas é impossível ser espiritual e não ter valores morais. Reflita hoje sobre suas atitudes como ser humano, como pai, como educador, e não comece as atividades deste dia sem lembrar que "para o insensato, praticar a maldade é divertimento; para o homem inteligente, o ser sábio". Siga t.me/DevocaoMatinal

28 de junho A VERDADEIRA RIQUEZA "Tu visitas a terra e a regas; Tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, porque para isso a dispões." (Sl 65:9) A sensibilidade do poeta encontra beleza onde as pessoas comuns vêem simplesmente fatos. No verso de hoje, o salmista enxerga Deus como um jardineiro amoroso e preocupado com o Seu jardim. "Tu visitas a terra e a regas", descreve o poeta. Se você levar em conta que a maior parte das terras bíblicas era deserta, entenderá mais ainda o cuidado maravilhoso do Criador com Sua criação. Deus não criou desertos. Criou vida, vegetação, animais; enfim, um mundo dinâmico que explodia numa festa de cores e música. Foi a entrada do pecado que trouxe a morte, os desertos e a seca. No verso de hoje, Davi retrata a Deus enriquecendo a Terra copiosamente. Assim são as coisas com Deus. Ele gosta de abundância, "prepara o cereal" para que o povo tenha o alimento na hora certa. Para cumprir Seus propósitos Deus usa a chuva. "Os ribeiros de Deus são abundantes de água", escreve o salmista. Esses ribeiros estão cheios, mas são apenas ribeiros. Não são rios enormes como o Amazonas ou o Nilo. O rio Jordão não passa de um ribeiro. Mas é um ribeiro constante. Não pára de irrigar a terra e trazer vida. Uma vida sem Cristo é como um deserto. Outro dia, conversei com uma pessoa que me disse: "Minha vida é um deserto. Não tenho emprego, nem amigos, nem família, e agora já nem saúde." Esse homem me falava da dor que sentia ao ver os amigos da juventude prósperos e felizes. "O que fiz de errado?", perguntava ansiosamente. Quando lhe falei de Jesus, mostrou indiferença. Nunca prestou atenção às coisas espirituais. Para ele, ser honesto e respeitar as pessoas era a melhor religião, e isso era suficiente. Mas a realidade estava dizendo o contrário. Sua vida não estava "enriquecida copiosamente". Sentia-se árido, seco, improdutivo. Antes de iniciar suas atividades hoje, diga como Davi: "Tu visitas a terra e a regas; Tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, porque para isso a dispões." Siga t.me/DevocaoMatinal

27 de junho SEJA DISCRETO "Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição." (Pv 11:22) O provérbio de hoje não se refere exclusivamente à mulher. O tema do texto é a falta de discrição no ser humano. A palavra original para discrição é tã’am, que significa sabor. O homem ou a mulher sem discrição é como a sopa sem sabor. Ninguém a quer e, se alguém a aceita, é só por necessidade. Apenas a suporta. A figura que Salomão usa é pitoresca. Feche os olhos e imagine uma porca tentando ser bonita, com uma jóia de ouro no focinho. Continua sendo porca. O seu problema não é a falta ou a sobra deste ou daquele adorno. O seu problema é ser porca. Quando eu era pequeno, ouvia meu pai dizer: "Quem nasceu para ser porco será sempre porco." Esta é uma verdade natural. A ciência não inventou nem descobriu alguma maneira de fazer com que o porco deixe de ser porco. Mas no reino de Deus existe algo que a ciência não pode explicar: os milagres. A Bíblia fala do milagre da conversão como a mais marcante das realidades. Se existe algo que o porco não pode ter é discrição e bom senso – virtudes que tornam uma pessoa atrativa. Mas a Bíblia afirma que qualquer ser humano que se aproxima de Jesus e O busca diariamente recebe dEle sabedoria. Conheci pessoas de personalidade horrível. Ninguém as aceitava, não tinham amigos e, embora prósperos financeiramente, eram vazios e solitários. Um dia, essas pessoas se encontraram com Jesus, O aceitaram como seu Salvador, e aconteceu algo que ninguém pode explicar. Parecia uma metamorfose, um processo de transformação inacreditável. O apóstolo João é um deles. Ele chegou a Jesus como o filho do trovão, e no convívio com o Mestre se transformou no discípulo do amor. Está você feliz com o seu jeito de ser? Acha que existe algo que deve mudar? Vá a Jesus, permaneça com Ele, procure-O todos os dias e se surpreenderá com a transformação que acontecerá em sua vida. Sem Jesus, a pessoa formosa será "como jóia de ouro em focinho de porco". Siga t.me/DevocaoMatinal

26 de junho POR AMOR DO SEU NOME "Porque Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do Teu nome, Tu me conduzirás e me guiarás." (Sl 31:3) Este é um salmo de aparentes contradições. O salmista afirma que o Senhor é a sua "rocha", a sua "fortaleza". Mas, no verso 10, lamenta: "Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos." Que tipo de rocha e fortaleza é essa, que não pode tirá-lo da tristeza e dos gemidos? Este salmo é um retrato da realidade humana. É a luta entre a fé e os sentimentos. De um lado, a confiança e a certeza. Do outro, a dúvida e a ansiedade. "Eu sei que Deus vai me proteger, mas será que isso vai acontecer?" Esse é o freqüente drama do cristão. O verso de hoje traz a certeza de que Deus agirá. O salmista enfatiza: "Por causa do Teu nome, Tu me conduzirás e me guiarás." Aqui está envolvida a teologia do conflito cósmico e a razão do sofrimento humano. Por que o inimigo traz dor, lágrimas e tragédias aos filhos de Deus? Ele deseja que a criatura pense que o sofrimento é causado por Deus e se revolte contra o Criador. Foi isso que Satanás disse a Deus com relação a Jó: "Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra Ti na Tua face." Jó 2:5. Depois, o relato afirma: "Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça." Jó 2:7. Quem é que traz sofrimento ao ser humano? Satanás. Mas ele quer que você pense que é Deus quem o faz sofrer. Diante dessa realidade, Davi ora: "Por causa do Teu nome, Tu me conduzirás e me guiarás." Quando você sofre, está em jogo o nome de Deus, Seu caráter e Sua soberania. O inimigo faz com que você feche os ouvidos aos conselhos divinos e acabe se machucando. Imediatamente, ele coloca na sua mente a idéia de que Deus é injusto, que não Se lembra de você ou que o abandonou. É nessa hora que Deus será sua rocha e sua fortaleza. Ele estenderá a mão para você por duas razões. Porque o ama e quer vê-lo feliz, mas também porque o Seu nome está em jogo. Cada vez que você sofre, os anjos do Universo estão ansiosos para ver como você reage. Com a sua maneira de reagir, estará enaltecendo a misericórdia divina ou denegrindo o caráter do Criador. Por isso, hoje, descanse nas promessas de Jesus. "Porque Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do Teu nome, Tu me conduzirás e me guiarás." Siga t.me/DevocaoMatinal

25 de junho AS VIRTUDES DOS OUTROS "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade." (Pv 5:18) Todo ser humano é um manancial de onde brota água limpa. Você precisa partir dessa hipótese se deseja ser feliz nos seus relacionamentos. Por trás de qualquer divórcio, com freqüência, encontra-se uma lista infindável de queixas e lamúrias. Quase sempre, a pessoa que relata a história é a vítima e a outra parte, a culpada. Mas a experiência prova que não existe um só culpado. Pode ser que um seja mais e o outro menos culpado, mas ambos têm participação. O provérbio de hoje fala especificamente do relacionamento matrimonial, embora o princípio possa ser aplicável a qualquer tipo de relacionamento: profissional, social ou familiar. O princípio é: Veja a outra pessoa como se ela fosse um manancial. Espere dela sempre água pura, embora vez por outra apareça um pedregulho ou uma folha seca. Feche os olhos para os defeitos e destaque as virtudes. As pessoas geralmente são o que as outras esperam que sejam. Cuide do manancial. A tragédia da humanidade hoje é que vive contaminando as fontes das águas. Um manancial descuidado, em pouco tempo, fornecerá água contaminada. Existem pessoas que deixaram de ser mananciais e tornaram-se poços de água amarga porque alguém atirou lixo e esgoto em suas águas limpas. De alguma maneira, você é um líder. Tente tirar o melhor de cada ser humano. Todos têm valores e virtudes inexploradas. Seja como o mineiro. Cave fundo, mas com cuidado, porque existe o risco de que a mina desabe. Enxergue as virtudes e enalteça-as. Corrija os defeitos com amor. Se você pedir a Deus que o ajude a agir dessa forma, a pessoa mais beneficiada será você mesmo, porque o texto diz que o manancial trará alegrias para você. Faça de hoje um dia de busca de valores. Olhe as pessoas, não como são hoje, mas como o que podem chegar a ser se você souber encorajá-las, desafiá-las e ajudá-las. Não comece a desenvolver as suas atividades sem passar um tempo com Deus e sem pedir que Ele o ajude a ver as pessoas como Ele vê você. "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade."   Siga t.me/DevocaoMatinal