Devoção Matinal
前往频道在 Telegram
Devoção Matinal "Janelas Para a Vida". Escrita por Alejandro Bullón. Narrada por Cid Moreira.
显示更多755
订阅者
-224 小时
-27 天
-1230 天
帖子存档
24 de julho
CETRO DE EQÜIDADE
"O Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do Teu reino."
(Sl 45:6)
O texto de hoje é um salmo messiânico. Fala da pessoa e do poder do Messias, do Seu governo e de Sua glória eterna.
Você sabe que tudo é passageiro nesta vida. Tudo começa e termina. Tudo, mais cedo ou mais tarde, chega ao fim. No deserto desta vida, Deus provê muitos oásis para mitigar a sede. Nas tormentas de nossa existência, Ele coloca muitos refúgios para proteger-nos das inclemências. Mas nosso destino final não está neste mundo. Todas as coisas boas desta vida têm apenas a finalidade de tornar menos cansativa a nossa viagem através das areias escaldantes, mas não provêem segurança plena e satisfação completa. Nenhum oásis é permanente, porque não é um simples oásis que procuramos. A nossa busca final é por Aquele que um dia disse: "Se alguém tem sede, venha a Mim e beba." João 7:37.
O verso de hoje fala do glorioso dia no qual finalmente o trono de Deus será estabelecido. Aquele será o fim de nossa peregrinação. Estaremos com Cristo no lar, afinal. Naquele dia beberemos da água que Ele nos dará e nunca mais teremos sede. "Vi novo céu e nova terra... E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor." Apoc. 21:1 e 4.
Mas o salmista acrescenta que naquele dia o cetro do reino de Cristo será um cetro de eqüidade. Eqüidade é justiça. O governo sem-fim de Jesus será justo.
Naquele dia, haverá pessoas que acharão que Jesus Se equivocou. "Muitos, naquele dia, hão de dizer-Me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim." Mt 7:22 e 23.
Haverá gente que achará que serviu a Deus e, no entanto, se perderá. Isso é doloroso. Mas será justo, porque não basta "achar". É preciso conhecer a Palavra de Deus e, com humildade, ajustar a vida aos Seus ensinamentos.
Hoje, quero pensar em minhas atitudes e decisões com relação à Palavra de Deus. Estou sendo humilde para obedecer-lhe ou soberbo para questioná-la? "O Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do Teu reino."
Siga t.me/DevocaoMatinal
23 de julho
FUJA PARA LONGE
"Livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro."
(Pv 6:5)
Se a presa soubesse que o caçador quer agarrá-la, nunca seria caçada. Se a avezinha percebesse que o passarinheiro quer prendê-la, fugiria para longe. Mas a arma do caçador é a astúcia. Com sutileza, aproxima-se. Chega perto sorrateiramente, e quando a vítima percebe o perigo, já é tarde. A liberdade acabou e, muitas vezes, até a vida.
"Livra-te!", é o conselho divino. Há muitos passarinheiros espreitando a sua vida. São pequenos hábitos que se transformam em vícios, pensamentos negativos que viram ações, sentimentos doentios que se traduzem em atos e que acabam destruindo os valores, ideais e sonhos. Se você pudesse identificá-los à primeira vista, certamente fugiria. Mas se você se aproximar inadvertidamente, não os verá como ameaça. Chegam, ocupam um lugar na sua mente, acomodam-se em seu coração, aderem-se ao seu corpo e sugam lentamente o que de mais precioso você tem. Quando você acorda, já é tarde e tudo está destruído. Perdeu a liberdade. Não é mais dono da própria vida. É um escravo de sentimentos, circunstâncias e situações irreversíveis.
Como uma pessoa se torna escrava das drogas? Como um casal chega ao divórcio? Como alguém acaba endividado? A resposta é: lentamente, passo a passo, dia após dia.
Nenhuma empresa entra em falência da noite para o dia; nenhum casamento se destrói no lapso de uma semana; nenhum câncer aparece em poucos dias. Você não vê os tumores, mas percebe os sintomas. São detalhes diários que vão se acumulando. Palavras, gestos aparentemente inocentes, que você ignora, propositadamente ou não.
Hoje, você tem a oportunidade de revisar suas intenções, palavras, pensamentos e sentimentos. Hoje, ainda há tempo para pedir perdão, para reconhecer que errou, para dizer: "Eu o amo." Hoje, você ainda não perdeu a liberdade. Pode decidir para o bem ou para o mal. Por que não escolher o caminho do bem, da humildade, da renúncia e do amor? Amanhã pode ser tarde demais. Por isso, não saia para os desafios da vida sem se lembrar do conselho divino: "Livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro."
Siga t.me/DevocaoMatinal
22 de julho
INIMIGOS GRATUITOS
"Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade."
(Sl 27:12)
Inimigos ocultos ao longo da vida não é paranóia. É realidade. Quem sabe, neste exato momento, você está sendo vítima das artimanhas de seus inimigos. Nunca subestime o inimigo, por insignificante que pareça. Acreditar que um inimigo pequeno não pode atingi-lo é tão néscio como achar que uma faísca não possa causar um incêndio.
A oração de Davi não é "que não encontre inimigos no meu caminho". Orar dessa maneira, seria igual pedir a Deus que "não haja sol ou chuva". O sol e a chuva são realidades da vida. E Deus "faz nascer o Seu Sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos". Mt 5:45. Enquanto viver neste mundo, mesmo andando nos caminhos de Deus, ou até por causa disso, você achará inimigos gratuitos, tentando destruí-lo.
A palavra inimigo, em hebraico Tsar, aparece 106 vezes no Antigo Testamento e se refere aos que "sentem hostilidade contra você". O próprio Davi afirma: "Mas os meus inimigos são vigorosos e fortes, e são muitos os que sem causa me odeiam.""
(Sl 38:19)
No salmo de hoje, Davi aceita a realidade de seus inimigos. Mas suplica a Deus que não o deixe cair nas mãos deles. a promessa divina não é que você não terá inimigos, e sim, que eles não prevalecerão.
Como os inimigos agem? Usam a mais venenosa das setas: a palavra. Torcem a verdade, difamam, acusam, inventam falsos testemunhos. O melhor remédio é uma consciência limpa, diante de Deus e diante dos homens. Tema o seu inimigo só quando ele começa a ter a razão. Então, pare, reflita e, se necessário, peça perdão e corrija o rumo de suas atitudes. É desse jeito que os filhos de Deus lidam com as intrigas.
O salmista tinha a consciência limpa; por isso, disse para si mesmo: "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.""
(Sl 27:14)
Parta hoje para a luta da vida com a confiança depositada no Deus que nunca falha. Marche de cabeça erguida, olhos nos olhos das pessoas. Não se amedronte. Não fuja. Não retroceda. Você tem um objetivo. Corra atrás dele. Mas ore como Davi: "Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade."
Siga t.me/DevocaoMatinal
21 de julho
O CAMINHO DO INSENSATO
"O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos."
(Pv 12:15)
No livro de Provérbios, insensato é antônimo de sábio. Uma pessoa sábia é aquela que vive em comunhão diária com a Pessoa Sabedoria, que é Jesus. De suas horas de meditação na palavra de Deus provém a capacidade de discernir o bem e o mal, e o poder para escolher e praticar o bem. O resultado é uma vida feliz e produtiva.
O insensato é tudo ao contrário. Ele acha que a vida é sua, e que não precisa de ninguém para ser feliz. Ele se fecha nos seus próprios conceitos, tem sua própria escala de valores e seus objetivos de vida muito particulares. As pessoas à sua volta sabem que algo anda mal com ele, porque vive se machucando e magoando os que o rodeiam. Ele não é feliz, por mais que proclame sê-lo. A busca desesperada de seu coração por um pouco de paz o leva constantemente a tomar atitudes prepotentes, soberbas e, por vezes, ridículas. Mas ele não percebe. "Aos seus próprios olhos parece reto", diz Salomão.
A característica que mais se destaca na vida do insensato está descrita na expressão: "Aos seus próprios olhos." Ele acha que é dono da verdade. No seu entender, todo mundo está errado. Ele sobe na montanha da suficiência própria e dali contempla os outros como se eles fossem cordeirinhos pastando no vale da ignorância.
Essa atitude machuca o insensato, porque o mundo não é uma "ilha". Ninguém vive sozinho. Todos precisamos de todos. Não no sentido de "usar" as outras pessoas, mas de ouvi-las. Muitas vezes, podem vir idéias revolucionárias até de uma criança de três anos. Ouvi alguém dizer que todos somos anjos de uma só asa. Precisamos de outra para voar.
Você pode ver o insensato, todos os dias, em todos os lugares: no lar, na empresa, na loja, na rua, na escola. A grande pergunta é: "Sou um deles?" Como saber? Fácil! Antes de sair hoje de casa, pergunte-se: "Já me aconselhei com Deus?" Com Deus, ninguém discute. Diante dEle, não há argumentos que valham. Diante de Sua palavra, você só tem dois caminhos: humilhar-se e aceitar seu conselho ou rejeitá-lo, orgulhosamente. "O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos."
Siga t.me/DevocaoMatinal
20 de julho
AQUIETAI-V0S
"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na Terra."
(Sl 46:10)
Este é um conselho difícil. Quem é capaz de aquietar-se quando as coisas andam mal? Imagine uma equipe de futebol jogando pelo título mundial. Faltam cinco minutos para o fim do jogo e o time está perdendo. Você pensa que a ordem do treinador será: "aquietai-vos"? Como aquietar-se quando se está desempregado ou uma enchente se aproxima, destruindo tudo o que encontra no caminho, ou quando você acaba de descobrir que seu filho está com leucemia?
Evidentemente, o "aquietar-se" que o salmista menciona não tem nada que ver com cruzar os braços e dormir descansadamente enquanto as coisas desabam à sua volta.
O Salmo 46, de onde extraí o verso de hoje, é um salmo de confiança. O salmista começa dizendo: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." Note esse pensamento muitas vezes ao longo da Bíblia. Deus nunca prometeu que você estaria isento de momentos difíceis. Sua promessa é que, em meio das tribulações, Ele será seu "refúgio" e "socorro bem presente".
Neste salmo, se repete três vezes a expressão: "Deus está conosco". Esse é o motivo por que precisamos aquietar-nos. Enquanto corremos de um lado para o outro, tentando resolver os problemas do nosso modo, não há tempo para ver que "Deus está conosco" que Ele é o nosso refúgio, fortaleza e socorro bem presente.
O verso de hoje é um convite para separar tempo para Deus, antes de sair correndo por aí. Nesse tempo, a sós com o Criador, você poderá conversar com Ele, ler Suas promessas escritas na Bíblia, meditar nelas. Então, você perceberá que não está sozinho. "Deus está conosco". E, como disse Paulo: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Rom. 8:31.
"Aquietai-vos" Para quê? Para "saber que Eu sou Deus", e para "contemplar as obras do Senhor." Sl 46:10 e 8.
Você não precisa se desesperar diante do drama que está vivendo. Aquiete-se, converse com Deus, conte a Ele tudo o que está acontecendo, diga-Lhe que você não tem forças nem recursos. Veja que Ele está ao seu lado, pronto a entregar-lhe as vitórias que Ele já conseguiu para você. "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na Terra."
Siga t.me/DevocaoMatinal
19 de julho
MENINA DOS OLHOS
"Guarda os Meus mandamentos e vive; e a Minha lei, como a menina dos teus olhos."
(Pv 7:2)
Na primeira vez que visitei a Suíça, eu tinha apenas dezenove anos. Fui para participar de um congresso mundial de jovens. Naquela ocasião, conheci a cidade de Montreux, na Suíça Francesa. Impressionou-me a sua paisagem deslumbrante e nada mais. Outro dia, porém, li que hoje Montreux tornou-se uma cidade famosa por causa da Clínica La Prairie, que afirma ter o poder de retardar o envelhecimento, e que recebe milionários e gente famosa de todo o mundo. A verdade é que o ser humano faria qualquer coisa para prolongar a vida. Pagaria qualquer preço e percorreria qualquer distância.
O provérbio de hoje apresenta o segredo de uma vida longa e feliz do ponto de vista divino. "Guarda os Meus mandamentos", diz. Ao mencionar os mandamentos e a lei, Salomão não está falando exclusivamente dos dez eternos princípios apresentados em Êxodo 20, mas do Torah que continha todos os ensinamentos do Pentateuco, que envolviam leis de higiene, alimentação e convivência comunitária.
Guardar, no sentido pleno da língua hebraica, significa entesourar. Usando a mesma expressão, Davi diz: "Guardo no coração as Tuas palavras.""
(Sl 119:11) Os princípios estabelecidos por Deus devem ser conservados no cofre do coração, e dali inspirar todos os procedimentos da vida. O ser humano que segue esses princípios tem paz, porque tem uma consciência tranqüila, e tem vida longa porque o respeito aos conselhos divinos lhe garante segurança. Não vive apenas mais; porém, melhor. Vive com qualidade.
A Clínica La Prairie, entre os vários tratamentos anti-rugas, tem uma aplicação que consiste na passagem de uma corrente elétrica, através de eletrodos de ouro, sobre a pele do rosto. Um luxo desses só é permitido para pessoas com muito dinheiro.
Talvez você nunca passe duas semanas nessa clínica, mas com certeza pode apoderar-se do provérbio de hoje: Pode abrir o coração e fazer dele um cofre para entesourar as recomendações de Deus e andar nos Seus caminhos. Os resultados são garantidos. A Revista National Geographic, na sua edição de novembro de 2005, afirma que as pessoas com esperança, e que seguem os princípios bíblicos, tem possibilidades de viver mais. Por isso, "guarda os Meus mandamentos e vive".
Siga t.me/DevocaoMatinal
18 de julho
TRAIÇÃO
"Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia."
(Sl 55:12)
Absalão, o filho rebelde de Davi, avançava com seus exércitos em direção a Jerusalém. O rei amava a cidade e sabia que, se permanecesse ali para enfrentar o inimigo, a cidade de Jerusalém seria destruída. Guiado pelo bom senso, Davi iniciou a retirada.
"Seguiu Davi pela encosta das Oliveiras, subindo e chorando; tinha a cabeça coberta e caminhava descalço; todo o povo que ia com ele, de cabeça coberta, subiu chorando. Então, fizeram saber a Davi, dizendo: Aitofel está entre os que conspiram com Absalão." II Sam. 15:30 e 31.
Aitofel tinha sido até então membro do conselho de Davi. O rei confiava nele, e a sua tristeza aumentou ao sentir-se traído por um amigo.
Toda traição é dolorosa. Mas quando o traidor é alguém em quem você confia, dá a impressão de que o chão estremece sob os seus pés. Não existem piores inimigos que aqueles que se fingem de amigos, porque eles conhecem você e sabem quais são os seus pontos frágeis.
Perceba a tristeza do rei: "Mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à casa de Deus." Sl 55:13 e 14.
É assombroso saber que Aitofel congregava com Davi na mesma igreja. Também existem traidores na igreja, entre os que dizem ser cristãos. É assustador, mas é real. Pessoas que nunca permitiram que o evangelho trabalhasse no coração, vivem um cristianismo teórico, de fachada. Mas o coração nunca foi convertido.
O fim de Aitofel foi triste. Acabou traindo a si mesmo: Suicidou-se. A amizade é algo tão sagrado que o próprio Senhor Jesus Cristo chama-Se de o nosso amigo. O traidor por conveniência, por inveja ou simplesmente por maldade, pisa na terra sagrada da amizade para corrompê-la com a traição.
Se você foi ferido pela atitude desleal de um "amigo", peça a Deus que tire a mágoa de seu coração. Administre a traição com altruísmo. Aprenda a perdoar. Jesus aceitou o traidor Judas e participou da última ceia com Ele. Não o condenou. Deixou que a própria vida se encarregasse de cobrar-lhe o preço da traição.
Siga t.me/DevocaoMatinal
17 de julho
NÃO RECUE!
"O perverso quer viver do que caçam os maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto."
(Pv 12:12)
Para entender a mensagem de hoje, é preciso lembrar que, na Bíblia, o homem justo é aquele que busca companheirismo diário com Jesus e segue os Seus conselhos. Jesus é a pessoa justiça. Separado dEle ninguém pode ser justo. Aquele que escolhe seus próprios caminhos e vive sem ter em conta os conselhos divinos é chamado perverso. Perversão é a deturpação do bem. A pessoa pode achar que está seguindo o bem e, no entanto, perverteu o seu caminho.
Segundo a declaração de Salomão, "o perverso quer viver do que caçam os maus". Ele ambiciona, deseja e sonha com as coisas prontas. Não está disposto a pagar o preço. Ignora que o êxito é um processo e não a meta. Você é feliz enquanto cresce, não porque "chegou lá".
Nenhuma vitória autêntica é pré-fabricada. Nenhum sucesso real é resultado de uma fórmula mágica. O perverso prefere seguir o caminho fácil: estelionato, desonestidade, trapaça. Ele quer a caça pronta. De algum modo, consegue dinheiro, conforto, um bom carro e uma boa casa. Se é possível comprar consciências é fácil pagar o preço.
O caminho dos justos é diferente. O texto diz: "A raiz dos justos produz o seu fruto." Plante hoje uma semente de laranja e observe. Leva tempo para germinar. Desde que a muda aparece até que o pé da laranja produza frutos, leva pelo menos quatro anos. Mas o fruto é doce porque é o resultado de um processo natural.
A vida é assim. O justo espera. As coisas boas não acontecem de um dia para o outro. É preciso plantar, trabalhar e esperar em Deus.
Qual será a sua atitude neste novo dia? Sairá confiando apenas na sua capacidade profissional e na sua habilidade para os negócios? Ou, antes de sair, pedirá a direção divina e submeterá a Deus todos os seus projetos?
Faça de hoje um dia de vitória, de justiça e de dependência divina. Não perca a fé, embora tenha motivos de sobra para "jogar a toalha". Espere no Senhor, porque "o perverso quer viver do que caçam os maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto".
Siga t.me/DevocaoMatinal
16 de julho
ELE OS DERRIBARÁ
"E, visto que não atentam para os feitos do Senhor, nem para o que as Suas mãos fazem, Ele os derribará e não os reedificará."
(Sl 28:5)
O Brasil teve um boxeador chamado Adilson Rodrigues da Silva, mais conhecido como "Maguila". Homem grande, forte e duro. Quando, em certa ocasião, ventilava-se a possibilidade de lutar com Mike Tyson, um jornalista lhe perguntou: "Você tem medo de Tyson?" A resposta do folclórico Maguila foi: "Eu não tenho medo de ninguém, eu só tenho medo dos juízos de Deus."
A declaração desse homem simples, com cara de mau, pareceria ter sido inspirada no salmo de hoje. Esta não é uma súplica, apenas uma declaração do salmista. É uma profecia que descreve o fim de pessoas que se endurecem contra Deus.
O dramático dessa situação é que Davi está falando, neste verso, do seu filho Absalão e os que junto a ele tentaram arrebatar-lhe o reino. Portanto, não se pode pensar que esta seja a maldição de um rei irado contra os seus inimigos. Lembre-se de que na última batalha contra o filho rebelde, Davi ordenou a seus generais: "Tratai com brandura o jovem Absalão, por amor de mim." II Sam. 18:5.
Davi, neste caso é uma pálida figura do modo como Deus trata as criaturas rebeldes. Ao inteirar-se da morte do seu filho, pendurado pela cabeça entre os galhos de uma árvore e atravessado de flechas, Davi chora: "Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!" II Sam. 18:33.
O amor de Deus pelos seres humanos é inquestionável. Os maus e os bons são amados pelo Senhor. Mas é inquestionável o fato de que os rebeldes receberão de maneira natural a conseqüência das decisões erradas que tomaram.
No salmo de hoje, Davi não menciona apenas a palavra de Deus. Aqueles rebeldes não se opuseram ou menosprezaram só os ensinamentos divinos. Aquelas pessoas negaram os "feitos" e "o que as mãos de Deus" fizeram. Deus é muito misericordioso com a criatura, vai além da teoria. Mostra-Se. Mostra Seus feitos. Todos os dias. Em cada esquina. Em detalhes simples ou em acontecimentos extraordinários, Suas obras estão sendo mostradas por amor ao ser humano.
Mas a criatura parece não entender. Rejeita-O. Endurece-se, "e, visto que não atentam para os feitos do Senhor, nem para o que as Suas mãos fazem, Ele os derribará e não os reedificará". Vale a pena pensar nisso hoje.
Siga t.me/DevocaoMatinal
15 de julho
COMO VOCÊ TRATA OS ANIMAIS?
"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel."
(Pv 12:10)
Você sabia que o caráter de uma pessoa pode ser medido pela maneira como trata os animais? "O justo", afirma Salomão, "atenta para a vida dos seus animais." Na verdade, o justo atenta para a vida. Sabe que a vida é uma expressão do amor de Deus. No caso dos animais, é uma vida dependente.
Quando Deus criou o ser humano, disse-lhe: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." Gên. 1:28.
O verbo dominar não significa apenas subjugar com propósitos egoístas, mas cuidar e proteger. A vida humana é uma vida inteligente, e os animais são seres irracionais.
A maneira como tratamos os animais expressa, de certo modo, a maneira como tratamos a vida e os seres humanos que estão sob a nossa responsabilidade. As pessoas merecem compaixão. Merecem justiça. Seja justo. "O justo atenta para a vida."
No lado oposto da justiça está a injustiça, que se deriva em crueldade. O perverso é déspota até quando é compassivo. Olha para baixo. Como se, pelo fato de precisarem de ajuda, as pessoas fossem menos humanas do que ele.
Se pudéssemos levar ao laboratório os sentimentos do perverso, veríamos que a crueldade não passa de uma autopunição inconsciente pelo desassossego que seu coração sente. O perverso não é feliz. Não sabe explicar por que, mas sente que falta algo e se culpa por isso e se maltrata com atos de crueldade para com os demais. Acredita que isso aumentará a dor que ele inconscientemente acha que merece.
Se pudesse olhar em outra direção, veria que ser feliz é simples. Não tem complicação nenhuma. É apenas reconhecer-se como criatura. Reconhecer que existe um Deus. Seguir os Seus conselhos e enfrentar as lutas da vida com a certeza de que não está sozinho.
Viva hoje uma experiência de amor e de justiça. Faça o bem a quem supostamente precisa de você, porque: "O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel."
Siga t.me/DevocaoMatinal
现已上线!2025 年 Telegram 研究 — 年度关键洞察 
